SNS? "Governo só não resolve se não quiser" problema da falta de médicos

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, garantiu que o ministro da Saúde "não tem feito o suficiente" nas negociações com os médicos, faltando "respeito" pela profissão e "criação de condições financeiras" para os manter no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Notícia

© Getty Images

Daniela Carrilho
26/09/2023 08:50 ‧ 26/09/2023 por Daniela Carrilho

Política

PCP

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) está esta segunda-feira em Marvila para uma visita ao centro de saúde local, onde 14 mil utentes se encontram sem médico de família. Paulo Raimundo diz que o Governo "só não resolve se não quiser" os problemas dos utentes em todo o país, uma vez que "tem condições" para tal.

"Não podemos estar confrontados com um Governo tão lesto para responder aos problemas do setor privado da saúde, por exemplo, tão rápido e tão facilmente resolve as coisas e depois perante esta situação aqui são promessas atrás de promessas", afirmou Raimundo em declarações aos jornalistas, acrescentando que, especificamente em Marvila, "foi prometido um conjunto de possibilidades há um ano" e os utentes continuam "à espera" de soluções.

O líder comunista assume que "o Governo só não resolve se não quiser" o problema, garantindo que "há condições" para tal e que as pessoas continuam com "força para exigir".

Uma das questões que se coloca no centro de saúde de Marvila é a "falta de 10 médicos de família", cuja resolução passa por "criar condições para que os médicos se fixem no SNS", faltando, por isso, "respeito" pela profissão e "criação de condições financeiras" para os manter.

Raimundo reiterou ainda que o ministro da Saúde "não tem feito o suficiente" nas negociações com estes profissionais de saúde, realçando que Manuel Pizarro "tem um projeto que não é por isto a funcionar, é para desmantelar estes serviços".

"O problema aqui é que [as medidas] não são só insuficientes, como tardias, porque aqui ainda não apareceram, é pior", conclui Paulo Raimundo.

Leia Também: Raimundo considera que PSD e CDS sofreram uma "derrota indisfarçável"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas