Deputado do PCP foi às eleições russas em Donetsk. Partido demarca-se
Questionado pelo Notícias ao Minuto, o PCP refere que "a presença de Pires da Rocha no Donbass é totalmente alheia a qualquer decisão do PCP e as suas declarações só responsabilizam o próprio".

© Fernando Fontes / Global Imagens

Política PCP
Manuel Pires da Rocha esteve em Donetsk como observador das eleições russas naquela região ucraniana. Estas decorreram no passado fim de semana e, apesar de não serem legitimadas, foram convidados vários “observadores” internacionais.
O jornal russo Komsomolskaya Pravda citou Manuel Pires da Rocha, destacando que o português notou "o elevado nível de organização”.
"Visitámos muitos lugares, vimos muitas pessoas. Se eu pudesse descrever numa palavra tudo o que está a acontecer, escolheria a palavra ‘Esperança’. Ela, como o sangue, é importante. Este também é o momento histórico mais importante em que estamos, espero muito que a vida volte ao normal. Democracia é quando as pessoas têm o seu futuro nas mãos – observei e vi isso durante as eleições", assinalou Manuel Pires da Rocha.
Noutro meio de comunicação, onde podemos ouvir as suas declarações, em inglês, este fala numa "sensação de liberdade".
"Vimos como as pessoas votavam, mas também como falam connosco, e isso notava-se. As pessoas mencionavam o momento histórico", afirmou.
Questionado pelo Notícias ao Minuto, o PCP refere que "a presença de Pires da Rocha no Donbass é totalmente alheia a qualquer decisão do PCP e as suas declarações só responsabilizam o próprio".
As eleições regionais russas foram levadas a cabo nas regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson, que a Rússia não controla na sua totalidade, o que não impediu Putin de declarar a sua anexação unilateral no ano passado.
O processo foi condenado por praticamente todos os aliados ocidentais e da NATO, além da Organização das Nações Unidas. A votação em si também foi questionada, com o partido Rússia Unida, de Vladimir Putin, a vencer facilmente a eleição.
Leia Também: As três razões pelas quais Putin e Kim Jong-un querem ser amigos
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários