Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Manuel Loff sai da AR e é substituído por Alfredo Maia no grupo do PCP

O historiador vai voltar à academia e dá o lugar ao histórico jornalista, que no início de 2023 já tinha entrado no Parlamento para substituir temporariamente a anterior deputada Diana Ferreira.

Manuel Loff sai da AR e é substituído por Alfredo Maia no grupo do PCP
Notícias ao Minuto

21:29 - 06/09/23 por Hélio Carvalho

Política PCP

O deputado do Partido Comunista Português, Manuel Loff, vai dar o seu lugar na Assembleia da República, voltando às suas funções como historiador e professor universitário a partir do dia 15 de setembro.

Loff, que foi candidato pelo PCP pela lista do Porto como independente, entrou no Parlamento também ele em substituição de outra deputada, Diana Ferreira, quando esta decidiu não retomar o seu mandato após sair em licença de maternidade, em março de 2022.

A sessão da Comissão Permanente desta quarta-feira foi marcada por vários elogios de outros grupos parlamentares ao trabalho do historiador, nomeadamente pelo deputado do Livre, Rui Tavares, também ele historiador e colega na academia, que destacou que a Assembleia da República foi "uma casa com mais ideias" durante o mandato de Loff.

Segundo confirmou o PCP em comunicado, o ainda deputado é substituído por Alfredo Maia, que também ele substituiu Diana Ferreira, durante o período de licença de maternidade e até à suspensão definitiva do seu mandato.

Alfredo Maia é um histórico jornalista, tendo sido presidente do Sindicato dos Jornalistas nos anos 2000, integrado o Conselho Deontológico e feito parte da redação do Jornal de Notícias. Maia foi o 13º da lista do PCP no Porto.

De recordar que, após as eleições legislativas de janeiro de 2022, o PCP perdeu quatro deputados, caindo de dez para seis na sua representação parlamentar, e a CDU no seu todo perdeu seis deputados (com o PEV a ficar sem deputados). Nessas eleições, o partido perdeu dois dos seus mais conhecidos representantes, João Oliveira e António Filipe.

Leia Também: Avante!: Raimundo diz que PCP é confiável e pede mais mais votos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório