Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal precisa de um "resgate económico e social"

O Conselho Regional do PSD/Madeira defendeu hoje que, depois de enfrentar a crise, Portugal precisa agora de um "resgate económico e social", impondo-se novas medidas nacionais que reponham a justiça e a esperança.

Portugal precisa de um "resgate económico e social"
Notícias ao Minuto

14:18 - 14/06/14 por Lusa

Política PSD

Segundo os conselheiros sociais-democratas da Madeira, "impõem-se novas medidas nacionais" que "recomponham justiça social nos reformados e funcionários públicos, abram esperança à juventude, defendam a classe média, aliviem a carga fiscal, preencham o vazio" decorrente de "nenhum dos atuais partidos políticos do regime ter projeto credível aos olhos da maioria dos portugueses".

Na reunião de hoje foi analisado o resultado das últimas Eleições Europeias no arquipélago, "fortemente penalizado pela enorme abstenção que protesta contra a política do Governo da República, discordância a que o PSD/Madeira se associa", considerando estar a "pagar responsabilidades" por atos alheios.

Os dirigentes do PSD/M chamam ainda a atenção para a necessidade de ser "travada a vertigem centralizadora antirregiões que grassa na União Europeia".

Outro ponto abordado na reunião foi o fim do programa de ajustamento económico e financeiro imposto ao país "pelos credores estrangeiros, devido à incompetência, à irresponsabilidade e ao eleitoralismo saloio dos dirigentes socialistas".

O PSD/M realça que, "à custa de dolorosos sacrifícios, o país fez a sua consolidação financeira e pode regressar aos mercados", mas, "os métodos impostos e empregues foram e são discutíveis, dados os seus reflexos na economia e no emprego".

Entre outros aspetos analisados, defendem a resolução da situação do centro regional da RTP/RDP-Madeira "sem cedências a interesses estranhos", a garantia da independência da justiça na região, a continuação da defesa do Centro Internacional de Negócios da Madeira, o estabelecimento de uma "nova fórmula, mais agilizada, de pagamentos para regularização da dívida comercial, independentemente de estarem, ou não, definidos os Fundos Europeus para os investimentos nas obras que estão por acabar".

Os conselheiros sustentam, ainda, que devem ser "entregues às Regiões Autónomas os montantes que a Lei de Finanças Regionais considera receitas líquidas da exploração de jogos sociais" e defendem a revogação dos impedimentos do Plano de Ajustamento Financeiro a benefícios fiscais que incentivem o investimento e a criação de emprego.

O Conselho regional do PSD/Madeira considera, ainda, que se verificam "situações de incompetência e de irresponsabilidade totais nalgumas câmaras municipais", levando-as estas "à paralisia (...), com maior gravidade no Funchal, Santa Cruz e Porto Santo", que deixaram de ser governadas pelo partido nas últimas eleições autárquicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório