Livre e PAN são oficialmente os novos membros do Partido Verde Europeu
Adesão foi formalizada este sábado no congresso dos Verdes Europeus, que teve início na sexta-feira em Viena, Áustria.

© Partido Livre

Política Partido Verde Europeu
Dois partidos portugueses foram, este sábado, aceites como membros do Partido Verde Europeu (PVE), num congresso que começou na sexta-feira e terminou hoje na Áustria. Falamos, neste caso, do Livre (como membro efetivo) e do PAN (enquanto associado).
No 37.º congresso extraordinário deste grupo partidário europeu, 89,7% dos membros votaram a favor da adesão do Livre, revelou o partido em comunicado. Há ainda a registar 6% de abstenções e 4,3% de votos contra.
Numa mensagem em vídeo a que o Notícias ao Minuto teve acesso, e que acompanhava esses mesmos resultados, o líder do partido, Rui Tavares, disse ser "um dia importante para a política portuguesa" e prometeu "levar mais de Portugal e mais causas portuguesas para o PVE" - a par de uma luta "por uma Europa mais verde".
E elucidou: "Com a entrada do Livre como membro de pleno direito para o Partido Verde Europeu (PVE), por uma larguíssima maioria, isto significa que o eleitor ou a eleitora de Portugal [...] têm mais opção no boletim de voto. Pela primeira vez, terão um partido que é membro de pleno direito do PVE e que concorre autonomamente às eleições, sem prejuízo de fazer coligações, e está no boletim de voto".
Na sua perspetiva, "sempre foi muito importante, desde há décadas, que Portugal pudesse contar com uma voz autónoma no PVE", contribuindo assim para que o país "fique mais representado nas famílias políticas importantes a nível europeu".
O PAN, por sua vez, contou com 111 votos a favor (91,7%), seis abstenções (5%) e quatro votos contra (3,3%), segundo o resultado da votação divulgado pela dirigente do partido, Inês de Sousa Real, divulgado na rede social Twitter.
Um dia histórico para o @Partido_PAN e para a família europeia dos @europeangreens !
— Inês de Sousa Real (@lnes_Sousa_Real) June 3, 2023
Estamos muito felizes por esta adesão! Uma Europa progressista é uma Europa verde, que passa agora a integrar também a causa animal no seu ADN!
Felicito também o @LIVREpt pela sua adesão! pic.twitter.com/tqUAIGCcSK
Nas palavras da líder do partido ecologista, trata-se de um "dia histórico" para o PAN, mas também para a "família europeia" do Partido Verde Europeu (PVE). E acrescentou, felicitando ainda o Livre por uma conquista semelhante: "Estamos muito felizes por esta adesão! Uma Europa progressista é uma Europa verde, que passa agora a integrar também a causa animal no seu ADN".
Para além destes dois partidos portugueses, também o esloveno Vesna e o húngaro Parbeszed deram entrada hoje no PVE, como partidos associados. O letão Progresivie, por sua vez, passou a deter o estatuto de membro efetivo, tal como o Livre.
De recordar que do Partido Verde Europeu fazia também já parte o Partido Ecologista 'Os Verdes'.
Fundado em 2004, o Partido Verde Europeu (PVE) conta com 36 membros de pleno direito de 32 países do bloco europeu, e conta atualmente com 67 eurodeputados. Todos eles apresentam, na sua essência, um quadro de "valores ecologistas e progressistas".
Leia Também: Adesão do Livre ao partido dos Verdes Europeus vai a votos no sábado
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários