Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

SIS? Marcelo confirma que falou "com o primeiro-ministro"

O chefe de Estado esclareceu, esta quinta-feira, qual o "contacto oficial" que o informou sobre a intervenção do SIS no caso no Ministério das Infraestruturas.

SIS? Marcelo confirma que falou "com o primeiro-ministro"

Depois de, na quarta-feira, ter apontado que foi informado sobre a intervenção do SIS no incidente que ocorreu a 26 de abril no Ministério das Infraestruturas por um "contacto oficial", o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, esta quinta-feira, a identidade do mesmo: António Costa.

"Já perceberam que a matéria do SIS não foi falada nos contactos primeiros, que eram à distância. Também já perceberam que sobre [essa] a matéria não vou falar em público, ou melhor, disse o essencial no dia 4, que é que os serviços de informações são do Estado, não de um Governo", começou por dizer o responsável, em declarações à imprensa.

Ainda que tenha ressalvado que "nenhum chefe de Estado fala em público de problemas nos serviços de informação", Marcelo deixou claro que a "entidade oficial" com quem falou a propósito da intervenção do SIS no incidente que envolveu o ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi, afinal de contas, António Costa.

"Já disse [com quem falei]. Foi com o primeiro-ministro", lançou, quando a imprensa lhe perguntou diretamente qual a identidade deste órgão oficial.

Já questionado quanto à razão pela qual não falou com António Costa mais cedo, o chefe de Estado foi taxativo: "Isso é uma pergunta que não tem de me fazer a mim."

De notar que, na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que apenas recebeu “um contacto oficial sobre o SIS", a 29 de abril, tendo dito, em jeito de enigma, que "somando um mais um dá para perceber quem foi o alguém que contactou".

O chefe de Estado deu mais detalhes, tendo especificado que a pessoa com quem falou foi "a mesma que declarou na Assembleia da República no dia 24 de maio que tinha conversado com o Presidente da República no dia 29 de abril e que não tinha então abordado o assunto SIS", disse, referindo-se ao primeiro-ministro.

Contudo, naquele dia de debate de política geral, o chefe do Governo rejeitou ter conversado com Marcelo sobre o tema, quando questionado pelo líder do partido de extrema-direita Chega, André Ventura.

"Se eu disse de alguma forma que tinha informado o senhor Presidente da República sobre a intervenção do SIS, aproveito a sua pergunta para corrigir imediatamente. Eu nunca informei o senhor Presidente da República sobre a intervenção do SIS, que fique claro", disse, na altura.

Recorde-se que o SIS interveio na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas a 26 de abril por Frederico Pinheiro, que tinha sido demitido nessa noite. Este caso envolve denúncias contra o ex-adjunto por violência física no Ministério das Infraestruturas, rejeitadas pelo próprio, que se queixa de ter sido sequestrado no edifício.

Após o incidente, surgiram publicamente versões contrárias entre elementos do gabinete do ministro das Infraestruturas e Frederico Pinheiro, também sobre informações a prestar pelo Governo à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP.

Na comunicação que fez ao país a 4 de maio, o Presidente da República assumiu uma "divergência de fundo" com o primeiro-ministro quanto à manutenção de João Galamba como ministro - em relação à qual já tinha manifestado publicamente a sua oposição, através de uma nota escrita.

[Notícia atualizada às 13h59]

Leia Também: Requerimento? "Não recebi respostas, nem o grupo parlamentar do PSD"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório