Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Respostas de Costa são "mais uma versão contraditória e não explicada"

O líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, reagiu, esta quinta-feira, às respostas do primeiro-ministro, António Costa, após requerimento do PSD sobre atuação do SIS no caso Galamba.

Respostas de Costa são "mais uma versão contraditória e não explicada"
Notícias ao Minuto

12:16 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Rui Rocha

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, reagiu, esta quinta-feira, às respostas do primeiro-ministro, António Costa, a um requerimento do PSD sobre a atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) para a recuperação do portátil levado por Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, na noite de 26 de abril.

Segundo Rui Rocha, as respostas causaram "estupefação" ao partido, uma vez que "são mais uma versão contraditória e não explicada dos acontecimentos".

Lembrando o facto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, ter dito, no Parlamento, "que tinha havido orientação de Mendonça Mendes para envolver o SIS", o líder da IL reitera que "continua a não haver uma explicação sobre o telefonema de Galamba a Mendonça Mendes", uma vez que Costa nega.

As respostas às quinze perguntas "continuam a ser omissas em relações a pontos essenciais e levantam outras questões ás que de facto dá resposta", afinca ainda.

Para Rui Rocha, o que se deve perguntar é: "Ao fim de um mês, o que é que se passa aqui? é Porque é que há esta dificuldade de assumir esse telefonema?".

"O que se desejava era uma posição que não fosse propriamente infantil porque se tratam de temas sério", acrescenta ainda.

A IL recordou a António Costa que há um conjunto de perguntas sobre o assunto feitas em 28 de abril pelo partido através do parlamento e "que aguardam resposta" e avançou que vai formular mais uma pergunta, querendo saber "quando é que Mendonça Mendes disse ao primeiro-ministro que tinha tido um telefonema naquela noite com João Galamba".

"Espero que Mendonça Mendes venha dizer verdade à comissão de Assuntos Constitucionais. Acredito que sendo dita a verdade provavelmente João Galamba não passará do dia 06 de junho como ministro, aliás como já não devia ser", considerou.

Recorde-se que o SIS interveio na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas por Frederico Pinheiro, que tinha sido demitido nessa noite.

Este caso envolve denúncias contra o ex-adjunto de Galamba por violência física no ministério rejeitadas pelo próprio, que se queixa de ter sido sequestrado no edifício.

Após os incidentes de 26 de abril, surgiram publicamente versões contrárias entre elementos do gabinete do ministro e Frederico Pinheiro também sobre informações a prestar pelo Governo à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP.

Mendonça Mendes terá sido o responsável que indicou ao ministro das Infraestruturas que contactasse o SIS, conforme o próprio João Galamba admitiu durante uma audição da comissão parlamentar de inquérito à TAP. Mendonça Mendes tem, no entanto, recusado comentar o assunto.

[Notícia atualizada às 14h13]

Leia Também: Caso Galamba sem fim à vista. Costa falou ou não com Marcelo sobre o SIS?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório