Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PS salienta economia e diz que Montenegro já admite perder eleições

 O líder parlamentar do PS salientou hoje os dados sobre a evolução da economia portuguesa, acusou o PSD de ter falhado todas as previsões e apontou que Luís Montenegro já admitiu perder as próximas eleições europeias.

PS salienta economia e diz que Montenegro já admite perder eleições
Notícias ao Minuto

13:19 - 31/05/23 por Lusa

Política PS

Estas posições foram transmitidas por Eurico Brilhante Dias, depois de terem sido divulgados dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) em que o Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e de 1,6% em comparação com o trimestre anterior.

Ainda segundo a estimativa rápida do INE, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) recuou para 4,0% em maio, menos 1,7 pontos percentuais do que em abril.

Perante os jornalistas, o presidente do Grupo Parlamentar do PS defendeu que "a vida dos portugueses vai melhorando", sinalizou o aumento intercalar já pago dos salários da função pública e o aumento intercalar das pensões a partir de julho, e sustentou que o país conseguiu inverter o ciclo de inflação, destacando medidas como o IVA zero em relação a um cabaz de produtos alimentares considerados essenciais.

Numa alusão à atuação do PSD e de outras forças políticas da oposição, Eurico Brilhante Dias afirmou que "os portugueses percebem a diferença entre casos e casinhos e a ação governativa concreta que chega às suas vidas".

"Tivemos um sintoma disso também no quadro político. O doutor Luís Montenegro já admitiu perder as eleições europeias. Percebe que a vida dos portugueses está a melhorar", advogou o líder da bancada socialista, antes de se referir também à atuação política do seu homólogo social-democrata, Joaquim Miranda Sarmento.

"Ver o meu colega Joaquim Miranda Sarmento - um economista, professor na Universidade de Lisboa no ISEG -- fazer há pouco uma conferência de imprensa em que não mencionou uma única vez os números da economia portuguesa diz tudo sobre o estado da nossa oposição. O líder da principal bancada da oposição, economista, hoje, não disse -- como não tem dito o líder do PPD/PSD -- uma palavra sobre o comportamento da economia portuguesa, sobre a vida concreta dos portugueses. Sobre desemprego ou crescimento económico, disse zero", assinalou.

Em relação aos dados da economia portuguesa, o presidente do Grupo Parlamentar do PS defendeu que as exportações "estão a ser o motor" e que "as taxas de juro começaram a rebater num quadro em que a inflação, num quadro em que a medida IVA zero aplicado pelo Governo, teve impacto na vida dos portugueses".

Eurico Brilhante Dias fez também uma alusão a declarações proferidas na terça-feira pelo Presidente da República sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo as quais estará "a aumentar a sua velocidade de execução, fazendo chegar o investimento aos diferentes territórios".

"O que o Presidente da República assinala deve ser registado de forma positiva: Os números estão a melhorar e vão chegando paulatinamente à vida concreta dos portugueses. Mas vão ter de chegar de forma mais substantiva ainda este ano à vida dos portugueses, em especial quando discutirmos o Orçamento do Estado para 2024", disse mais à frente.

"Apesar de Luís Montenegro ter dito que a medida do IVA zero não teria impacto na vida dos portugueses, hoje confirma-se que afinal teve impacto e é parte da redução da inflação. Apesar de dizer que o país está estagnado, confirma-se que não. Apesar de dizer que Portugal está a ficar na cauda da Europa, o país volta a ser um dos que mais cresce no quadro da zona euro", acrescentou.

Leia Também: Luis de Guindos prevê que bancos vão aumentar remuneração dos depósitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório