Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Mariana Mortágua sucede a Catarina Martins e é a nova coordenadora do BE

A moção A, de Mariana Mortágua, venceu com mais de 400 votos, perante a moção opositora de Pedro Soares.

Mariana Mortágua sucede a Catarina Martins e é a nova coordenadora do BE
Notícias ao Minuto

13:06 - 28/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Bloco de Esquerda

A moção A, de Mariana Mortágua, arrecadou a grande maioria dos votos na XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, fazendo de Mortágua a nova coordenadora do partido, após a saída de Catarina Martins.

Um total de 439 delegados (81%) depositaram a sua confiança em Mortágua para coordenar o partido, contra os 78 votos que arrecadou o opositor interno Pedro Soares e a sua moção E. 11 delegados abstiveram-se.

As duas moções de orientação apresentadas à XIII Convenção Nacional do BE foram votadas de credencial no ar, após as alegações finais das duas moções.

Como a contagem dos votos demorou alguns minutos, o dirigente e eurodeputado José Gusmão, que estava a conduzir os trabalhos, foi dando palavras de incentivo para que os delegados mantivessem a credencial no ar e pediu "vigor".

"Precisamos de tonificar o BE para os debates que se avizinham", afirmou.

Na anterior convenção, em 2021, na qual os delegados foram reduzidos para metade devido à pandemia de covid-19, a moção de Catarina Martins obteve 210 votos, num total de 305 votantes.

Nesse ano estavam em disputa cinco moções de orientação política.

Moção A também vence eleições para a Mesa

Segundo os resultados anunciados, a lista de Mariana Mortágua conseguiu 67 mandatos enquanto a de Pedro Soares ficou com 13.

Na última convenção, quando Catarina Martins foi reconduzida pela última vez coordenadora do partido, a lista da moção da direção conseguiu 54 dos 80 lugares da Mesa Nacional do BE, uma perda de 16 mandatos em relação a 2018, enquanto a moção E elegeu 17 lugares.

Nessa convenção eram quatro as listas que estavam a votos e os restantes lugares da Mesa Nacional foram distribuídos da seguinte forma: a moção C com quatro lugares e a N com cinco.

Passagem de testemunho

Está assim 'passado o testemunho' de Catarina Martins, que deixa o partido após 11 anos de coordenação, e que apoiou a sucessão de Mortágua no seu lugar. Também a eurodeputada Marisa Matias foi uma fortes apoiantes da moção A.

A XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda decorreu este fim-de-semana, com a despedida de Catarina Martins a ser um dos momentos altos. Mortágua era a grande favorita a suceder a Martins e tal foi confirmado este domingo após as votações.

[Notícia atualizada às 13h19]

Leia Também: "As gerações não se atropelam nem se substituem, no BE reforçam-se"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório