Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Rui Tavares apoia referendo sobre modelo de Estado em Espanha

Rui Tavares, do Livre, é um dos 68 eurodeputados que assinou uma declaração proposta pela Esquerda Plural espanhola a favor de um referendo sobre a chefia do Estado espanhol, informou este grupo político.

Rui Tavares apoia referendo sobre modelo de Estado em Espanha
Notícias ao Minuto

16:50 - 11/06/14 por Lusa

Política Livre

A declaração, apresentada por Willy Meyer (Esquerda Plural) e Ernest Urtasun (ICV) conta, entre outros, com as assinaturas de deputados da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França e Hungria.

O texto, divulgado no dia em que o Congresso de Deputados espanhol aprovou a lei que formaliza a abdicação de Juan Carlos, exige que o Estado espanhol dê voz aos cidadãos espanhóis para que escolham o seu próprio chefe de Estado.

"É responsabilidade de todos e todas as europeias definir e trabalhar por uma democracia plena, que permita submeter a debate e sufrágio os elementos mais essenciais do sistema de Governo, na Europa e nos Estados membros e também o direito dos povos a decidir sobre o seu futuro e de como querem relacionar-se com os Estados de que hoje fazem parte", refere o texto.

Os signatários consideram que Espanha deveria iniciar um processo constituinte no âmbito do qual se resolverá a questão da forma de Estado, partindo "do respeito ao direito a decidir dos povos que conformam a realidade plurinacional do Estado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório