Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 14º

IL já entregou requerimento para ouvir Mendonça Mendes no Parlamento

Liberais querem ouvir o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

IL já entregou requerimento para ouvir Mendonça Mendes no Parlamento
Notícias ao Minuto

15:49 - 23/05/23 por José Miguel Pires

Política Galamba

A Iniciativa Liberal (IL) já deu entrada no Parlamento, oficialmente, do requerimento que pede uma audição ao secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

No requerimento, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os liberais dizem que "ficou por esclarecer o que foi dito pelo Senhor Ministro das Infraestruturas e quais as indicações e orientações concretas do Senhor Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro", após João Galamba ter revelado que, no seguimento do incidente com o seu ex-adjunto no ministério das Infraestruturas, contactou Mendonça Mendes.

A IL diz também que "ficou igualmente por perceber se terá o Senhor Primeiro-Ministro sido informado de imediato do que estaria a ocorrer no Ministério das Infraestruturas e da subsequente ativação do Serviço de Informações de Segurança (SIS)".

É neste âmbito, e tomando em conta que "numa primeira versão oficial do Governo foi transmitido que o Senhor Primeiro-Ministro não estaria ao corrente do envolvimento do SIS, órgão que atua e está sob a sua tutela direta", que os liberais pedem a audição de Mendonça Mendes.

Até porque a situação relatada "conflitua diretamente com as declarações do Senhor Ministro das Infraestruturas que revelam o envolvimento do Gabinete do Senhor Primeiro-Ministro na atuação do SIS".

"Os factos relatados revelam-se de extrema gravidade, uma vez que é unânime a qualificação da atuação do SIS na recuperação do computador profissional de Frederico Pinheiro como anormal, num Estado de Direito que preze dividir e delimitar corretamente as competências policiais das competências relativas à produção de informações", conclui a IL no requerimento.

Pedido já tinha sido anunciado 

"Se isto não for esclarecido nas próximas horas, nas próximas horas também a Iniciativa Liberal - sabendo que a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] que propôs aos serviços de informações não vai ser viabilizada pelo PS - começará a chamar à 1.ª comissão parlamentar as pessoas envolvidas e que ainda não prestaram os esclarecimentos de que os portugueses nesta altura precisam", afirmou o líder da IL, no domingo.

Rui Rocha falava aos jornalistas na Madeira, comentando a recusa do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro de esclarecer o seu papel na chamada do Serviço de Informações de Segurança (SIS) para a recuperação do computador do antigo adjunto do ministro das Infraestruturas.

Leia Também: TAP. IL quer Mendonça Mendes na comissão de Assuntos Constitucionais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório