Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

IL quer inquérito sobre abuso sexual de menores em Portugal

Partido fala numa "realidade que foi durante décadas dissimulada".

IL quer inquérito sobre abuso sexual de menores em Portugal
Notícias ao Minuto

08:18 - 23/05/23 por José Miguel Pires

Política Abuso sexual

A Iniciativa Liberal (IL) deu entrada no Parlamento de um projeto de resolução que "recomenda a realização de um inquérito nacional sobre o abuso sexual de menores na sociedade portuguesa".

No documento, os liberais propõem concretamente que o Governo "realize um estudo de âmbito nacional sobre abusos sexuais de crianças nos seus vários espaços de socialização, acolhendo a recomendação do Relatório Final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica".

A Iniciativa Liberal começa, na sua exposição de motivos, por referir que "o Relatório Final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica veio revelar à sociedade portuguesa uma realidade que foi durante décadas dissimulada, protegida e encoberta pelas diversas hierarquias da Igreja Católica Portuguesa".

Falando em resultados "profundamente chocantes", que "revelam uma prática continuada e reiterada de abusos, associada a uma indiferença pelos direitos das vítimas e a um sentimento de impunidade", a IL diz ser importante refletir sobre a "importância" de levar a cabo um inquérito nacional.

"A elaboração de um inquérito de abrangência nacional sobre os abusos sexuais de menores na sociedade portuguesa terá assim o duplo condão de permitir fazer um levantamento exaustivo de casos que nunca foram comunicados às autoridades ao mesmo tempo que aumenta a perceção pública sobre o tema dos abusos sexuais, contribuindo para uma sociedade mais atenta e proativa na prevenção deste flagelo", prevê a IL.

Leia Também: Patriarcado apela a contacto por parte das vítimas de abusos sexuais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório