Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Seguro Sanches vai demitir-se da presidência da CPI à gestão da TAP

Jorge Seguro Sanches já tinha abandonado a audição marcada na terça-feira, questionando a sua continuidade no cargo. Por agora, falta acertar o momento da saída com o presidente da Assembleia da República.

Seguro Sanches vai demitir-se da presidência da CPI à gestão da TAP
Notícias ao Minuto

13:14 - 10/05/23 por Notícias ao Minuto

Política Comissão de inquérito

Jorge Seguro Sanches vai demitir-se da presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da TAP, avança esta quarta-feira a SIC Notícias.

De acordo com a mesma estação, a informação já foi passada ao Presidente da República e só falta acertar o momento da saída com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, com quem já se reuniu.

A SIC Notícias refere que está em causa um acumular de situações que o presidente da CPI considera inaceitáveis, "desde a pressão dos partidos da oposição e do próprio Partido Socialista" com o objetivo de "alterar a agenda dos trabalhos" e "a alegada tentativa da oposição de atrasar o calendário e a conclusão do inquérito".

De recordar que, na terça-feira, Jorge Seguro Sanches, abandonou a audição marcada e questionou a sua continuidade no cargo. Em causa está uma discussão entre os partidos sobre a duração das audições dos inquiridos. 

Segundo indicou a CNN Portugal, o socialista abandonou os trabalhos da comissão de inquérito à TAP devido a questões com a audição do antigo acionista Humberto Pedrosa.

A estação revela que os partidos estiveram mais de uma hora a discutir se o presidente do grupo Barraqueiro deveria ser ouvido numa grelha de audição de tempo reduzido ou na gralha normal da comissão de inquérito. 

Depois de críticas de diversos partidos, o presidente quis partilhar "com todos" uma possibilidade que já tinha aberto quando pediu uma investigação sumária sobre a fuga de informação de documentos.

"A confiança é um elemento essencial na condução do interesse público. A comissão de inquérito tem que ter condições para desempenhar a sua tarefa de forma rigorosa, indo ao fundo das questões, tem que gerar confiança e não passar o tempo a discutir procedimentos, grelhas, ou forma de acesso a documentos e tudo isso já fizemos", disse.

Para Seguro Sanches, "o papel do presidente da comissão de inquérito tem de lhe permitir gerar confiança".

[Notícia atualizada às 13h31]

Leia Também: Pedrosa: Privatização era "oportunidade única" para relançamento da TAP 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório