Em pleno Dia da Europa, celebrado anualmente a 9 de maio para comemorar a paz e a unidade do continente europeu, o deputado único do Livre, Rui Tavares, decidiu recuperar um artigo de opinião que escreveu em 2016, para o jornal Público.
"Então, como hoje, o fim da UE (União Europeia) seria a melhor ajuda que os fascistas poderiam ter", começou por escrever o líder do partido, numa publicação na rede social Twitter.
E acrescentou: "Hoje há que lembrar que a Europa nasceu e cresceu também para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da paz".
No #DiadaEuropa recupero um texto de 2016. Então como hoje o fim da UE seria a melhor ajuda que os fascistas poderiam ter. Hoje há que lembrar que a Europa nasceu e cresceu também para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da paz. pic.twitter.com/UiAir3NFm2
— rui tavares (@ruitavares) May 9, 2023
De lembrar que a 9 de maio se celebra o aniversário da 'Declaração Schuman', que propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), organização supranacional que abriu caminho para a atual União Europeia.
Em causa estava uma proposta, proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950, que pretendia fazer cessar o clima de conflitualidade vivido na Europa em anos anteriores.
Leia Também: "Não se pode fazer política brincando com a vida das pessoas"