"Fim da UE seria a melhor ajuda que os fascistas poderiam ter"

"Hoje há que lembrar que a Europa nasceu e cresceu também para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da paz", lembrou o deputado único do Livre, Rui Tavares.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
09/05/2023 17:07 ‧ 09/05/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Livre

Em pleno Dia da Europa, celebrado anualmente a 9 de maio para comemorar a paz e a unidade do continente europeu, o deputado único do Livre, Rui Tavares, decidiu recuperar um artigo de opinião que escreveu em 2016, para o jornal Público.

"Então, como hoje, o fim da UE (União Europeia) seria a melhor ajuda que os fascistas poderiam ter", começou por escrever o líder do partido, numa publicação na rede social Twitter. 

E acrescentou: "Hoje há que lembrar que a Europa nasceu e cresceu também para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da paz".

De lembrar que a 9 de maio se celebra o aniversário da 'Declaração Schuman', que propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), organização supranacional que abriu caminho para a atual União Europeia. 

Em causa estava uma proposta, proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950, que pretendia fazer cessar o clima de conflitualidade vivido na Europa em anos anteriores.

Leia Também: "Não se pode fazer política brincando com a vida das pessoas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas