Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

"Dialética Belém-São Bento"? "Costa quis foi encostar Marcelo à parede"

As palavras são do antigo primeiro-ministro e atual presidente da Câmara da Figueira da Foz, após a decisão do primeiro-ministro de rejeitar a demissão do ministro das Infraestruturas, João Galamba.

"Dialética Belém-São Bento"? "Costa quis foi encostar Marcelo à parede"
Notícias ao Minuto

23:29 - 03/05/23 por Inês Frade Freire

Política Santana Lopes

Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro e atual presidente da Câmara da Figueira da Foz, reagiu à decisão de rejeitar a demissão do ministro das Infraestruturas, João Galamba, tomada por António Costa na terça-feira, apontando uma "dificuldade em compreender" - uma vez que o primeiro-ministro tinha apelidado o acontecimento em torno da polémica de "deplorável".

"Sabemos que o Governo tem tido uma sucessão de situações que agravam a crise em que tem vivido na prática desde que conquistou a maioria absoluta, mas este pingue-pongue entre o Presidente da República e o primeiro-ministro é compreensível, é mau demais", argumentou, em comentário na SIC Notícias.

Santana Lopes sublinhou compreender "que António Costa esteja saturado de tudo o que Marcelo Rebelo de Sousa foi dizendo ao longo destes meses", mas assinalou que "não teve razão nenhuma na análise que fez na situação e do que se passou no Ministério das Infraestruturas".

Na ótica do também antigo dirigente do Partido Social Democrata (PSD), "o que António Costa quis fazer foi encostar o Presidente da República à parede". "Isso acho que é óbvio", afincou ainda.

"Portugal vive há 40 anos nesta dialética Belém-São Bento, neste semipresidencialismo absolutamente inédito e insólito que leva a que, com nenhum presidente, tenham deixado de haver conflitos com os primeiros-ministros", sublinhou.

Dirigindo-se aos portugueses, Santana Lopes elucidou que "têm de pensar que isto não acontece noutros países", dando o exemplo de Espanha, onde diz não haver guerra entre o Governo e o chefe de Estado. "Portugal padece deste problema e não faz os devidos balanços sobre o que aconteceu antes", reforçou.

"Isto está a bater no fundo, com toda a franqueza. É preciso cuidado com as Repúblicas porque as Repúblicas acabam", fez ainda questão de salientar na antena da SIC Notícias.

Recorde-se que, na terça-feira, o ministro das Infraestruturas divulgou um comunicado a informar que, "no atual quadro de perceção criado na opinião pública", tinha apresentado o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, "em prol da necessária tranquilidade institucional" - que António Costa recusaria cerca de meia hora depois.

António Costa considerou que a João Galamba não é "imputável pessoalmente qualquer falha" e disse que mantê-lo como ministro é uma decisão que o "responsabiliza integralmente" como primeiro-ministro, tomada provavelmente contra a opinião da maioria dos portugueses e certamente contra os comentadores.

Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, depois de António Costa anunciar a decisão de não aceitar o pedido de demissão de João Galamba, o Presidente da República assumiu uma discordância em relação ao primeiro-ministro "quanto à leitura política dos factos" que o levaram a manter João Galamba "no que respeita ao prestígio das instituições".

Leia Também: "Se tiver sangue frio", Marcelo vai ponderar "o que é pior" para Costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório