Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

Caso Galamba. "Será que Costa tem consciência do nível de degradação?"

Em causa está a acusação de Frederico Pinheiro de uma possível mentira do ministro à CPI, o que Galamba nega categoricamente.

Caso Galamba. "Será que Costa tem consciência do nível de degradação?"
Notícias ao Minuto

18:09 - 29/04/23 por Notícias ao Minuto

Política PSD

"Será que António Costa tem consciência do nível de degradação institucional e democrática que os seus ministros - agora narradores de novelas surreais - trazem ao país?", questiona Paulo Rangel numa publicação na rede social Twitter.

Sem nunca referir o nome de Galamba, mas referindo-se à mais recente polémica do Executivo, o eurodeputado questiona ainda: "Terá coragem para assumir a responsabilidade que a história do PS e até a sua história lhe exigem?"

Recorde-se que o ministro das Infraestruturas, João Galamba, está 'debaixo de fogo' depois de o seu nome ter sido posto em causa no âmbito da polémica que envolve a reunião (já não tão secreta) entre a ex-CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e elementos do Partido Socialista (PS), que ocorreu a 17 de janeiro. 

No encontro, a ex-responsável e socialistas combinaram perguntas e respostas para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relativa à indemnização pela companhia aérea portuguesa à antiga secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis.

A polémica adensou-se na sexta-feira quando o ex-adjunto do ministro, Frederico Pinheiro, exonerado esta semana, explicou que considera que as razões que levaram à sua saída se prendem com notas tiradas nessa mesma reunião, na qual representou o Governo. O ex-responsável foi informado pelo gabinete de João Galamba que o ministério das Infraestruturas iria responder à CPI que "não existiam notas dessa reunião". Frederico Pinheiro sublinhou, então, que seria obrigado a contradizer essa informação, tendo sido exonerado.

Em causa está a acusação de Frederico Pinheiro de uma possível mentira do ministro à CPI, o que Galamba nega categoricamente.

Leia Também: Caso Galamba? "Governo disponibilizou toda a informação solicitada à CPI"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório