Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Polémicas? "Creio que está a chegar o tempo do Presidente da República"

Posição do líder dos liberais surge no mesmo dia em que se fica a conhecer uma nova polémica a pender sobre o Executivo socialista.

Polémicas? "Creio que está a chegar o tempo do Presidente da República"
Notícias ao Minuto

21:33 - 28/04/23 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa Liberal

No mesmo dia em que se ficou a conhecer mais uma polémica pendente sobre o Governo, o presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, abriu a porta à dissolução da Assembleia da República por parte do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Há o tempo da Justiça, há o tempo do Governo, há o tempo do Parlamento. Creio que está a chegar o tempo do Presidente da República", pode ler-se numa publicação veiculada na rede social Twitter.

A posição de Rui Rocha surge depois de Frederico Pinheiro, o ex-adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas, ter acusado João Galamba de querer mentir à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da TAP. Em causa estão as notas de uma "reunião preparatória” entre o Ministério das Infraestruturas, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) e a ex-CEO da transportadora aérea, Christine Ourmières-Widener, deu conta o próprio em comunicado.

Estas notas "resumiam o que tinha sido abordado nas reuniões” com a ex-CEO da TAP, "tendo ficado claro que, naquela reunião de 17 de janeiro tinham sido articuladas perguntas a serem efetuadas pelo GPPS e tinham sido referidas as respostas e a estratégia comunicacional da CEO da TAP”.

Já na segunda-feira, dia 24 de abril, Frederico Pinheiro foi informado pela técnica Cátia Rosas que o gabinete do ministro iria responder à Comissão Parlamentar de Inquérito que “não existiam notas da reunião”. 

Esta informação surgiu após ter sido noticiada, esta sexta-feira, a exoneração de Frederico Pinheiro do cargo de adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas, por ter adotado "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades inerentes ao exercício das suas funções num gabinete ministerial", conforme a informação avançada pelo gabinete de João Galamba à agência Lusa.

O Governo avançou ainda com uma queixa-crime contra Frederico Pinheiro, pelo facto de ter levado dois computadores do Estado para casa, reporta a CNN Portugal. Um deles continha, inclusive, informação classificada.

Espera-se ainda a divulgação, durante este dia, de um comunicado oficial do Ministério das Infraestruturas sobre esta temática.

Leia Também: "O primeiro-ministro que nada sabe será que, afinal, sabe alguma coisa?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório