Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Vídeo de Dalai Lama? "É abuso de uma criança" e "falta de consciência"

A deputada socialista Isabel Moreira reagiu, esta segunda-feira, ao momento em que o chefe de Estado e líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, aparece num vídeo a beijar uma criança e a pedir que lhe chupe a língua.

Vídeo de Dalai Lama? "É abuso de uma criança" e "falta de consciência"
Notícias ao Minuto

21:33 - 10/04/23 por Notícias ao Minuto

Política Isabel Moreira

A deputada socialista Isabel Moreira classificou, esta segunda-feira, como "abuso de uma criança" o momento em que o chefe de Estado e líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, aparece num vídeo a beijar uma criança e a pedir que lhe chupe a língua.

"Lamentamos informar que não é o Dalai Lama que decide que aquilo que fez é y ou x. Aquilo é abuso de uma criança. Objetivamente", referiu Isabel Moreira, na rede social Twitter.

Recorde-se que Dalai Lama já veio pedir desculpa pelo sucedido, que considerou "inocente". "Sua santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmaras. Ele lamenta o incidente”, lê-se, em comunicado emitido nas redes sociais.

"Sério? Isso é comum? Em frente às câmaras, diz que é 'inocente'. A falta de consciência da ilicitude pode até ser grosseira", atirou a deputada socialista.

O incidente terá ocorrido no final de fevereiro, no templo de Sua Santidade, em Dharamshala, na Índia, perante uma audiência de cerca de 100 estudantes que teriam terminado os estudos na M3M Foundation, relatou o The Guardian.

Nas imagens, que 'incendiaram' as redes sociais, Dalai Lama é interpelado por um menino, que lhe pergunta se o pode abraçar. O monge budista, de 87 anos, começa por gesticular para a bochecha. Depois, beija-o na boca, e diz-lhe que pode “chupar-lhe a língua”, colocando-a de fora, testa com testa com a criança. O menino replica o gesto, antes de se afastar, ao mesmo tempo que Dalai Lama o puxa para outro abraço, entre risos.

Leia Também: Rita Ferro Rodrigues sobre Dalai Lama: "É abuso sexual de menores"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório