Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ventura critica "gestão deficiente do património" e elogia AL

O Chega pediu ainda que Marcelo seja "coerente" nas críticas que fez ao pacote do Governo e que vetasse as medidas.

Ventura critica "gestão deficiente do património" e elogia AL
Notícias ao Minuto

17:17 - 01/04/23 por Hélio Carvalho

Política Habitação

Numa visita ao centro histórico da cidade de Lisboa, o líder do Chega queixou-se mais uma vez do pacote para a habitação proposto pelo Governo, considerando-se solidário para com os empresários do alojamento local que têm criticado as medidas.

Aos jornalistas, André Ventura afirmou que o Estado tem tido uma "gestão deficiente" do património, apontando o dedo para o problema das dezenas de milhares de casas devolutas em Lisboa - e das centenas de milhares em todo o país.

"Quisemos mostrar, por um lado, as deficiências que o próprio Estado tem tido na gestão do património, com imensas casas devolutas, ainda hoje identificadas pela Câmara Municipal de Lisboa, e que dão os piores exemplos", disse Ventura.

O deputado, apontando para o centro histórico de Lisboa, nomeadamente na zona do Bairro Alto, vincou que "a quantidade de edifícios que, se não fosse o alojamento local, estavam completamente abandonados, é gritante".

"Eu convidava o primeiro-ministro a fazer esta 'tour' no centro, em Lisboa, no Porto, nos centros históricos, para ver como há uns anos estes edifícios estavam completamente abandonados. Houve proprietários, famílias que fizeram aqui um investimento - alguns em hostéis, outros em alojamentos locais -, e agora o Governo prepara-se, ou para lhes limitar as licenças ou para acrescentar uma contribuição extraordinária. E isto é extraordinariamente injusto", sublinhou o líder do partido de extrema-direita, que criticou ainda "a burocracia excessiva que tem afetado este setor, quer para os construtores, quer os proprietários se queixam disto".

Dirigindo-se ao Presidente da República, e recordando as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa (que criticou o pacote 'Mais Habitação' como uma "lei cartaz"), André Ventura apelou que este fosse "coerente" e que, portanto, vetasse as medidas propostas pelo Governo.

Este sábado, milhares de pessoas manifestam-se em várias cidades do país - nomeadamente em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, entre outras - pelo acesso à habitação acessível e contra os preços elevadíssimos da habitação em Portugal.

Leia Também: Habitação. Milhares devem sair hoje à rua em protesto em seis cidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório