Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Habitação. Pacote "não responde aos problemas reais das pessoas"

O secretário-geral do Partido Comunista criticou o pacote proposto pelo Governo, mostrando-se solidário com os milhares que se manifestam este sábado pela habitação acessível.

Habitação. Pacote "não responde aos problemas reais das pessoas"
Notícias ao Minuto

15:55 - 01/04/23 por Hélio Carvalho

Política Habitação

A marcar presença na manifestação pela habitação desta tarde, o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, considerou que o pacote de medidas proposto pelo Governo "não responde aos problemas reais das pessoas".

A falar aos jornalistas em Lisboa, numa das várias cidades onde há protestos marcados pelo acesso a uma habitação mais acessível, o líder do PCP afirmou que o pacote 'Mais Habitação' "projeta muitas questões para o futuro, mas passa ao lado dos responsáveis pelos problemas da habitação, que são os fundos imobiliários e a banca".

"Não há nenhuma medida que passe pelos lucros da banca, que passe por esses benefícios fiscais que a banca tem, e não responde aos problemas das pessoas. Não responde ao problema do crédito à habitação que, como sabemos, aumentou de forma brutal. As pessoas já não aguentam mais o aumento de prestações. Passa ao lado das rendas e passa ao lado, no imediato, do acesso à habitação", explicou Paulo Raimundo.

O secretário-geral comunista recordou que o seu partido propôs a criação de um regime extraordinário de proteção da habitação própria, incluindo uma medida que propunha que a Caixa Geral de Depósitos reduzisse o lucro nos empréstimos bancários, de modo a dar o exemplo para os bancos privados - medida que acabou por ser chumbada.

Paulo Raimundo disse que "o facto de ser chumbada não perde a validade e a necessidade", considerando que a manifestação "dá força à proposta".

Questionado sobre que mensagem deixaria ao primeiro-ministro num dia como este, o líder comunista sublinhou que António Costa "tem que olhar e perceber que as medidas que avançou não correspondem às necessidades das pessoas, que exigem respostas, e o Governo tem de dar respostas às pessoas e não aos fundos imobiliários das bancas".

Relativamente ao alojamento local e às medidas que restringem a atividade desse setor, Paulo Raimundo salientou que as questões do arrendamento coercivo e da dimensão do alojamento local não são de "menosprezar", mas "o problema central do pacote não é esse".

Leia Também: Habitação. Milhares devem sair hoje à rua em protesto em seis cidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório