Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Trump, Bolsonaro, Meloni... Quem é que Ventura quer trazer a Lisboa?

Questionado sobre quem já confirmou presença, respondeu que "alguns líderes europeus" já o fizeram, mas escusou-se a revelar quais. Evento poderá acontecer durante dois dias, em meados de maio.

Trump, Bolsonaro, Meloni... Quem é que Ventura quer trazer a Lisboa?
Notícias ao Minuto

11:09 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Direita

Será, nas palavras de André Ventura, um "evento de grande dimensão" que pretende juntar em Lisboa, durante dois dias (e provavelmente em meados de maio deste ano), os líderes de extrema-direita da Europa, Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, e Donald Trump, ex-líder dos Estados Unidos. 

A intenção revelada pelo líder do Chega, em conferência de imprensa, no passado dia 23, é realizar uma ação aberta ao público e semelhante à Conferência da Ação Política dos Conservadores (CPAC, na sigla em inglês), considerada a mais importante reunião do movimento ultraconservador nos Estados Unidos da América.

Na altura, Ventura indicou que "os convites foram feitos quer ao ex-Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, quer ao ex-Presidente norte-americano, Donald Trump", bem como a "vários líderes da direita europeia", entre os quais Santiago Abascal, do espanhol Vox, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que o Chega "gostava muito de ter em Portugal". Questionado sobre quem já confirmou presença, respondeu que "alguns líderes europeus" já o fizeram, mas escusou-se a revelar quais.

Questionado especificamente sobre o convite a Jair Bolsonaro - candidato que o Chega apoiou nas últimas eleições brasileiras - Ventura indicou que "os contactos já existiam" e "há uma vontade mútua de que isto ocorresse".

Apesar de ainda não ter orçamento fechado, Ventura considerou que "um evento desta natureza e dimensão tem um custo financeiro, logístico, político e administrativo que para o Chega vai ser um desafio extraordinariamente grande", antecipando que o partido vai financiar "uma grande parte".

Aos jornalistas, André Ventura disse já ter informado o Governo e o Presidente da República da intenção de organizar este evento, afirmando que Marcelo Rebelo de Sousa lhe transmitiu que "está disponível a receber Jair Bolsonaro se ele o solicitar", caso venha mesmo a Portugal.

Apesar da intenção - e da lista de eventuais líderes presentes - ainda não é conhecida a data concreta, nem o local, a dimensão que terá, ou se o acesso vai ser feito mediante a compra de bilhete. O líder do Chega prometeu, na altura, mais informações para "dentro de uma semana, uma semana e meia".

Leia Também: Políticos (quase) unânimes sobre ataque em Lisboa. Tweets e 'comparações'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório