Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Santos Silva recorre a Buda para sugerir a Ventura que esteja "calado"

O presidente da Assembleia da República instou o líder do Chega a "inspirar-se" no Buda, "que esteve calado, contemplando uma flor".

Santos Silva recorre a Buda para sugerir a Ventura que esteja "calado"
Notícias ao Minuto

16:56 - 29/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Assembleia da República

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o líder do partido Chega, André Ventura, protagonizaram um (novo) momento caricato durante um debate no Parlamento. 

No debate sobre a medida de redução do IVA de produtos alimentares, André Ventura questionou o Governo de como fiscalizaria os preços dos alimentos nos supermercados e afirmou que “os portugueses merecem, ao contrário de outros que vêm para cá cometer crimes e são de fora do país”.

O líder da extrema-direita não conseguiu terminar a sua intervenção, que suscitou reclamações, sobretudo da bancada socialista.

Ventura pediu então 40 segundos adicionais na sua intervenção, alegando que o “PS está impossível”. Santos Silva acedeu ao pedido, contudo, disponibilizou apenas mais 20 segundos.

"Parece um banqueiro, senhor Presidente. Vinte segundos?", reclamou Ventura.

Santos Silva respondeu à reclamação e instou o líder do Chega a "inspirar-se" no Buda, "que esteve calado, contemplando uma flor".

"Um dos mais famosos sermões do Siddhartha Gautama, também conhecido como Buda, foi um sermão em que ele esteve calado, contemplando uma flor. O senhor deputado também se podia inspirar", afirmou Santos Silva.

O momento, que pode ver no vídeo abaixo, suscitou risos das várias bancadas parlamentares.

As declarações de Ventura sobre “outros que vêm para cá cometer crimes” surgem um dia após um cidadão de nacionalidade afegã ter matado duas mulheres portuguesas, no Centro Ismaeli de Lisboa.

Os atritos entre André Ventura e Augusto Santos Silva no Parlamento são comuns, tendo o socialista já repreendido o líder do Chega em várias ocasiões por discursos injuriosos.

Leia Também: "Há muitos anos que vou regularmente a votos e tenciono ir em 2026"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório