Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Não temos uma Expo2023, mas temos a 'Ambição 2023'"

António Costa saudou a criação de uma NUT II exclusiva para a península de Setúbal.

"Não temos uma Expo2023, mas temos a 'Ambição 2023'"
Notícias ao Minuto

17:25 - 29/03/23 por Notícias ao Minuto

País Margem Sul

O primeiro-ministro saudou, esta quarta-feira, desde o Barreiro, a criação de uma NUT II específica para a península de Setúbal, "de forma a não continuar a ser injustamente prejudicada pelos níveis de rendimento da NUT Grande Lisboa, que prejudicaram durante décadas Setúbal, sem acesso a fundos comunitários".

Aos jornalistas, António Costa garantiu ser "um passo muito importante, que tem que ter continuidade e assentar numa visão estratégica para esta península, que aposta fortemente no seu desenvolvimento social e económico e na criação de um novo polo dinâmico de progresso na Área Metropolitana de Lisboa".

NUTS é o acrónimo de “Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos”, um sistema hierárquico de divisão do território nacional em regiões.

"Há precisamente 25 anos, foi inaugurada a ponte Vasco da Gama, que assinalou um dos projetos mais ambiciosos de regeneração urbana que aconteceu do lado de lá do rio, ancorado no projeto da Expo'98, e permitiu fazer o Parque das Nações. Esta margem esquerda do Tejo merece, efetivamente, um grande projeto de regeneração urbana. Não temos uma Expo'2023, mas temos a 'Ambição 2023'", gracejou o primeiro-ministro.

António Costa acusou ainda que, "entre hesitações sobre localizações de travessias que não se concretizam, aeroportos que se localizam aqui ou ali, TGVs que se desenvolvem ou não", o território em questão foi-se mantendo "num quase vazio".

"É por isso particularmente gratificante iniciar estes dois dias de Governo Mais Próximo com o arranque efetivo dos trabalhos necessários para construir o futuro, que têm a ver com a regeneração e selagem de solos contaminados, para aproveitar este território", explicou.

O primeiro-ministro concluiu argumentando que "este é o começo", em que "se criam as oportunidades para que tudo o resto seja possível".

Leia Também: Processo das novas NUTS está concluído. "Foi vontade" de três partidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório