Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Endometriose. "Não baixaremos os braços e continuaremos a lutar"

A marcha para a sensibilização da endometriose realizou-se no sábado, em Lisboa.

Endometriose. "Não baixaremos os braços e continuaremos a lutar"
Notícias ao Minuto

08:47 - 26/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Endometriose

A porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza, Inês Sousa Real, assinalou a sua presença na EndoMarcha, movimento mundial que visa dar voz a mulheres com endometriose, e que aconteceu no sábado, depois de três anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19.

"Foram várias as famílias, ativistas e personalidades que se juntaram hoje à EndoMarcha, organizada em Portugal pela MulherEndo. Um evento de sensibilização para uma patologia que afeta milhares de mulheres portuguesas e que leva, em média, 10 anos a ser diagnosticada", começou por escrever numa publicação partilhada no Twitter.

Sousa Real notou também que o partido que lidera é responsável por algumas das iniciativas que foram apresentadas no Parlamento, e não deixou de apontar o dedo ao Partido Socialista (PS). "Apesar das iniciativas que apresentámos no Parlamento, e que visavam mais direitos laborais e assistenciais no apoio a doentes de endometriose e adenomiose, terem sido rejeitadas pelo PS, não baixaremos os braços e continuaremos a lutar para o reconhecimento destes direitos", garantiu.

A líder partidária agradeceu não só aos ativistas, mas também a profissionais de saúde e outras organizações, por terem vindo a trilhar caminho de sensibilização e alerta para os direitos das mulheres que são afetadas com endometriose.

Leia Também: Endometriose. Parlamento dá 'ok' a resolução que prevê medidas de apoio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório