Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Brilharete" do Governo alcançado "à custa da perda de poder de compra"

Pedro Filipe Soares atirou que "as contas erradas do Governo mostram que não há inevitabilidades, há más escolhas que devem ser combatidas".

"Brilharete" do Governo alcançado "à custa da perda de poder de compra"
Notícias ao Minuto

16:10 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

Política BE

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, considerou, esta sexta-feira, que o "brilharete" do Governo no que toca à redução do défice orçamental, que ficou nos 0,4% no final de 2022, abaixo do valor de 2,9% registado em 2021, se deveu "à custa da perda de poder de compra" dos portugueses, acusando o Executivo de ter "más escolhas".

"0,4%. Um brilharete à custa da perda de poder de compra dos salários, da falta de carreiras dignas, da perda de qualidade dos serviços públicos", começou por dizer o bloquista, na rede social Twitter.

Pedro Filipe Soares foi mais longe, atirando que "as contas erradas do Governo mostram que não há inevitabilidades, há más escolhas que devem ser combatidas".

Ecoando estas declarações, a candidata a líder do BE, Joana Mortágua, acusou o Governo de "gozar" com os portugueses, que empobrecem "enquanto o PS [Partido Socialista] brinca às contas certas".

"Andam a gozar com a nossa cara. O país empobrece enquanto o PS brinca às contas certas", escreveu, na mesma rede social.

De notar que o défice das Administrações Públicas, em contabilidade nacional, caiu para 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, abaixo da meta oficial do Governo, após se ter situado nos 2,9% em 2021, segundo divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira. A dívida pública, por sua vez, caiu para 113,9% do PIB em 2022.

Leia Também: Brilharete de Medina? Défice orçamental cai para 0,4% do PIB em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório