Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Aprovado voto de pesar pela morte do socialista Maldonado Freitas

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo PS pela morte de Custódio Maldonado Freitas, histórico militante socialista, antigo dirigente do PS e opositor do regime de Oliveira Salazar.

Aprovado voto de pesar pela morte do socialista Maldonado Freitas
Notícias ao Minuto

13:15 - 24/03/23 por Lusa

Política AR

Custódio Maldonado de Freitas faleceu em 15 de março passado, nas Caldas da Rainha, aos 81 anos.

O voto do PS, além de subscrito pelo líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, é também assinado pelos deputados Sara Velez, António Sales, Salvador Formiga, Jorge Gabriel Martins e por Jorge Seguro Sanches.

Segundo o voto do PS, ainda na sua juventude, assumiu-se como "antifascista, participando nos congressos da oposição democrática, nos quais integra a Comissão da Juventude Contestatária".

"Foi membro da Pró-Associação, chegando a ser detido à saída do Instituto Superior Técnico. Acompanhou a tentativa de golpe do 16 de Março [de 1974], com particular envolvimento no apoio às mulheres dos capitães e na informação, prestando um depoimento sobre este movimento à televisão belga. Foi membro da Associação 31 de Janeiro, da Associação 5 de Outubro e da Associação 25 de Abril, contribuindo para a preservação e valorização dos ideais políticos que nortearam estes marcos históricos", destaca-se no voto apresentado pela bancada do PS.

Maldonado Freitas inscreveu-se no PS em 1974, integrando por várias vezes as comissões políticas concelhias e distritais, bem como a Comissão Nacional e a Comissão Política Nacional deste partido.

Exerceu funções como Deputado à Assembleia da República na V legislatura, eleito pelo círculo de Leiria, integrando a Comissão Parlamentar de Saúde.

Para o PS, a luta pelos ideais em Maldonado Freitas "sempre acreditou é uma das marcas distintivas de todo o seu percurso".

"Sempre soube afirmar e defender os seus princípios e convicções com argúcia e firmeza, sem nunca perder, contudo, a urbanidade e a elevação. Todo o seu percurso foi marcado pela fidelidade aos valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade que iluminaram toda a sua vida e pelos quais sempre se bateu", salienta-se ainda no voto de pesar do PS.

Leia Também: Parlamento cria subcomissão de saúde global presidida por Jorge Seguro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório