Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Montenegro como primeiro-ministro antes de 2026? "Depende do PS"

O líder do Partido Social Democrata reuniu-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Montenegro vai passar por outros países nos próximos dias.

Montenegro como primeiro-ministro antes de 2026? "Depende do PS"
Notícias ao Minuto

12:14 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política PSD

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, reuniu-se, esta quinta-feira, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, em Bruxelas, na Bélgica.

A reunião bilateral aconteceu depois da cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), durante o qual também estava previsto encontrar-se com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola e o presidente do PPE, Manfred Weber.

À saída da encontro com Von der Leyen, Montenegro foi questionado sobre se acredita na eventualidade de ainda se voltar a reunir com a dirigente alemã já na condição de primeiro-ministro. O líder social-democrata respondeu que não depende apenas de si, mas assegurou que está "preparado para ser primeiro-ministro" e apontou que, se isso acontecer antes de 2026, ou seja, como resultado de eleições antecipadas, dever-se-á "única e exclusivamente ao falhanço do PS e da sua maioria absoluta".

"Não sei. Teremos eleições legislativas em 2026 e, nessa circunstância, teremos de aguardar o pós-eleições europeias de 2024 e ver como ficam as instituições europeias. Eventualmente, isso pode vir a suceder se houver uma recondução da senhora presidente da Comissão, e o PSD, como espero, vencer e convencer nas eleições legislativas de 2016, obtendo uma maioria que lhe permita governar com estabilidade política", referiu.

Montenegro admitiu ainda que "se eventualmente houver um calendário diferente, isso ficar-se-á a dever única e exclusivamente ao falhanço do PS e da sua maioria absoluta", sublinhando que "o facto de a questão se colocar já diz muito sobre a situação política portuguesa".

"Também partilhei isso com os meus colegas [do PPE], porque às vezes o olhar de fora para Portugal é um bocadinho diferente daquele que nós temos, por vivenciar a rotina e o quotidiano da nossa vida política e da nossa vida social e económica", disse.

Segundo o presidente do PSD, "efetivamente, é um pouco estranho que um ano depois de um partido político ter obtido uma maioria absoluta numas eleições legislativas, o seu apoio esteja tão frágil", observando que, "não sendo isso o mais importante, em todos os estudos de opinião o PSD tem um resultado equivalente ao do PS e há até alguns onde já aparece à frente". 

Também nas redes sociais Montenegro assinalou a sua passagem por Bruxelas, nomeadamente, o encontro com Von der Leyen. "A Cimeira do @EPP, em Bruxelas, representou uma excelente oportunidade para debatermos e pensarmos o futuro de Portugal e da Europa. Entre muitos outros assuntos, dedicamos especial atenção à atual situação da Ucrânia", escreveu Montenegro numa publicação partilhada no Twitter.

As viagens e encontros acontecem no âmbito da iniciativa 'Sentir Portugal', durante a qual Montenegro se compromete a visitar diferentes distritos de Portugal. Esta sétima edição mais internacional também estava prevista e é dedicada às comunidades portuguesas que vivem noutros países.

O social democrata terminará  sua viagem a 28 de março, sendo que, depois de Bruxelas, vai passar pela Alemanha, Luxemburgo, França e Suíça.

Leia Também: Montenegro pede a Costa para impedir eleições na véspera do Dia de Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório