Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Quando os supermercados especulam, há pessoas que ficam sem jantar"

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua criticou a inflação que se vive em Portugal - perante o aumento do preço dos bens alimentares -, acusando os donos dos supermercados de "enganar as pessoas com falsas explicações".

"Quando os supermercados especulam, há pessoas que ficam sem jantar"
Notícias ao Minuto

16:20 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Mariana Mortágua

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua considerou, esta terça-feira, que, perante o aumento do preço dos bens alimentares a que se assiste, "Portugal é um caso à parte na inflação, nos alimentos".

Num vídeo que partilhou na rede social Twitter, a bloquista lembrou que, no nosso país "o cabaz essencial aumentou de 75 para 97 euros e é o próprio Governo que assume que algo de errado está a acontecer quando nos comparamos com outros países".

Na ótica de Mariana Mortágua, "os donos dos supermercados tentam enganar as pessoas com falsas explicações", dizendo que compram produtos aos fornecedores muito mais caros - explicações que "não convencem" a bloquista.

Perante o que acontece nos outros países, onde se assiste a um "aumento do lucro bruto", ainda mais difícil se torna, não sendo concordante com o que acontece em Portugal.

No nosso país "há produtos nos supermercados em que estes estão a lucrar entre 30 a 40% ou mesmo mais de 40%", atirou, apontando que a "concorrência vive com todos os abusos", ao contrário do que o liberais pedem, que é "esperar que a concorrência funcione".

Resultado é que "quando os supermercados especulam, há pessoas que ficam sem jantar", frisou, em concordância com o que escreve na descrição do vídeo: "Os lucros de uns são a pobreza de todos".

"A concorrência não protege as pessoas e não há nenhuma multa que possa resolver isso. E mesmo assim o Governo continua a recusar propostas do Bloco de Esquerda para fixar o preço dos bens essenciais", terminou.

Leia Também: "A palavra de ordem é anular todos os efeitos que pressionam preços"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório