Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Importantes ativos". Montenegro visita comunidades portuguesas na Europa

O presidente do PSD, Luís Montenegro, inicia quarta-feira em Bruxelas mais uma edição da iniciativa "Sentir Portugal", este mês dedicada às comunidades portuguesas em vários países europeus.

"Importantes ativos". Montenegro visita comunidades portuguesas na Europa
Notícias ao Minuto

09:28 - 21/03/23 por Lusa

Política PSD

O périplo irá estender-se até dia 28 de março e inclui, além da capital da Bélgica, passagens por Dusseldorf (Alemanha), Luxemburgo, Paris (França) e Genebra (Suíça).

Esta será a sétima edição da iniciativa "Sentir Portugal", um compromisso assumido por Luís Montenegro no 40.º Congresso do PSD de passar uma semana por mês nos diferentes distritos do país, e em que também previa passagens pela diáspora portuguesa.

"As comunidades portuguesas na Europa constituem um dos mais importantes ativos estratégicos que contribuem para a afirmação da nossa identidade, cultura e língua. Na sua esmagadora maioria, os emigrantes portugueses mantêm vínculos históricos, culturais, sociais e económicos com Portugal", refere o PSD, em comunicado, apontando como objetivo desta semana "contactar com a realidade local e dialogar com os portugueses na diáspora, luso-descendentes, famílias e instituições".

O programa de Montenegro em Bruxelas arranca com um almoço com os deputados do PSD no Parlamento Europeu, e inclui encontros com a presidente desta instituição, a política maltesa Roberta Metsola, e com o presidente do Partido Popular Europeu (PPE), o alemão Manfred Weber, terminando o dia com uma sessão de trabalho com militantes do PSD locais.

Na quinta-feira, dia em que se inicia o Conselho Europeu em Bruxelas, o presidente do PSD participa de manhã na tradicional cimeira do PPE e reúne-se em seguida com a presidente da Comissão Europeia, a alemã Úrsula Von der Leyen.

De Bruxelas, Montenegro parte para uma homenagem no cemitério militar português de Richebourg (França), onde estão sepultados cerca de 1.800 militares portugueses mortos na I Guerra Mundial e, ainda nesse dia, jantará com militantes do PSD Alemanha, em Dusseldorf.

Na sexta-feira, já no Luxemburgo, o presidente do PSD visitará uma empresa de construção, reúne-se com militantes locais e jantará com representantes do partido social-cristão (CSV), fazendo uma intervenção no Congresso deste partido no sábado, seguindo depois para Paris.

A agenda de Luís Montenegro no domingo em Paris inclui a participação num encontro com as estruturas do PSD Europa, uma reunião com os conselheiros das comunidades portuguesas eleitos por França e um jantar com empresários da Câmara do Comércio Franco-Portuguesa, com quem assistirá ao jogo de futebol entre as seleções de Portugal e do Luxemburgo.

No dia 27, segunda-feira, o presidente do PSD visitará o consulado português em Paris, uma empresa de um português na área das ambulâncias -- "Les Dauphins" -, o memorial da Imigração Portuguesa e será recebido na Câmara de Dourdan, na região parisiense, presidida por um português, Paolo de Carvalho.

O último dia da deslocação de Luís Montenegro, no dia 28, será passado em Genebra, onde vai fazer, por videoconferência, as reuniões da Comissão Permanente do PSD (núcleo duro da direção) e do Movimento Acreditar (que está a preparar o programa eleitoral do partido), terminando com uma reunião e jantar com militantes do PSD-Suíça.

Nas últimas eleições legislativas, em janeiro de 2022, o PSD não elegeu qualquer deputado pela Europa (os dois parlamentares foram para o PS, ao contrário do empate em mandatos registado em 2019), depois de o Tribunal Constitucional ter mandado repetir o sufrágio neste círculo (na primeira contagem os sociais-democratas tinham ficado com um deputado e os socialistas com o outro).

Nessa ocasião, mais de 157 mil votos dos eleitores do círculo da Europa foram anulados por, durante a contagem, terem sido misturados votos válidos com votos inválidos, não acompanhados de cópia do documento de identificação, como exige a lei.

Recentemente, o PSD apresentou um projeto-lei - aprovado na especialidade e que será agora discutido na especialidade no parlamento - para testar nas eleições europeias do próximo ano o voto eletrónico não presencial para residentes no estrangeiro (que por ser um projeto-piloto não dispensaria ainda o exercício do voto presencial).

O diploma do PSD pretende também alargar a possibilidade de os emigrantes poderem votar por correspondência nas eleições presidenciais e europeias, tal como já acontece nas legislativas.

Leia Também: Governo nega realidade de país estar na cauda da Europa, acusa Montenegro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório