Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"O senhor Putin tem de pensar muito bem antes de sair da Rússia"

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu esta sexta-feira um mandado de captura contra Vladimir Putin, devido ao seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.

"O senhor Putin tem de pensar muito bem antes de sair da Rússia"
Notícias ao Minuto

22:48 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Guerra na Ucrânia

Após a emissão de um mandato de captura contra o presidente russo, Vladimir Putin, por vários crimes de guerra, o antigo deputado do PSD, Duarte Marques, recorreu à ironia para comentar o tema que marca o dia no que diz respeito à invasão russa na Ucrânia.

"Portanto, a partir de agora o senhor Putin tem de pensar muito bem antes de sair da Rússia! Bem o TPI", afirmou, numa publicação na rede social Twitter, elogiando a decisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente da Rússia.

De recordar que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu esta sexta-feira um mandado de captura contra Vladimir Putin, acusando-o de crimes de guerra na Ucrânia. A comissária dos direitos das crianças para a presidência russa, Maria Alekseyevna Lvova-Belova, também foi visada.

Em comunicado, o TPI referiu que o presidente russo é "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (infantil) e da transferência ilegal de população (infantil) a partir de zonas ocupadas na Ucrânia para a Federação Russa".

O tribunal imputa a Putin crimes de guerra cometidos "em território ucraniano ocupado pelo menos desde 24 de fevereiro de 2022", alegando existirem "motivos razoáveis para acreditar" que o Presidente russo falhou "em exercer o controlo adequado sobre os subordinados civis ou militares que cometeram esses atos".

Por sua vez, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky congratulou-se com a decisão do TPI contra Putin, falando de uma "decisão histórica", pela qual se mostrou "grato".

"Seria impossível realizar tal operação criminosa sem a ordem do principal líder do Estado terrorista. Separar as crianças das suas famílias, privá-las de qualquer oportunidade de entrar em contacto com os seus parentes, esconder crianças em território russo, espalhá-las em regiões remotas - tudo isto é obviamente política do Estado russo, decisões do Estado, maldade do Estado. Que começa justamente com o primeiro oficial deste Estado", disse, numa referência a Vladimir Putin.

Leia Também: Ex-conselheiro de Putin diz que mandado de captura é "suicídio" do TPI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório