Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Deputados do PS questionam Governo sobre reabertura da Ponte Maria Pia

Os deputados do PS querem saber se o Governo vai dar orientações à Infraestruturas de Portugal (IP) para avançar com a reabertura da Ponte Maria Pia e realizar as intervenções necessárias para tornar aquela infraestrutura pedonal e ciclável.

Deputados do PS questionam Governo sobre reabertura da Ponte Maria Pia
Notícias ao Minuto

19:11 - 17/03/23 por Lusa

Política Porto

Na pergunta, endereçada ao ministro das Infraestruturas e a que a Lusa teve hoje acesso, quatro deputados socialistas do círculo eleitoral do Porto na Assembleia da República questionam o Governo sobre a Ponte Maria Pia, infraestrutura inaugurada em 1877 pela rainha que lhe deu o nome e projetada por Gustavo Eiffel.

Destacando que a Ponte Maria Pia, encerrada há mais de 30 anos, "permanece como uma extraordinária infraestrutura", os deputados querem saber se a IP tem previsto algum projeto para a revitalização da ponte e se, a confirmar-se o projeto, "qual o seu conteúdo e calendarização".

Os socialistas questionam também se tem existido diálogo com os municípios de Vila Nova de Gaia e do Porto para a reabertura da ponte e se o Governo vai dar orientações à IP para que avance com a sua reabertura, realizando as obras necessárias para a tornar pedonal e ciclável.

No documento, Tiago Barbosa Ribeiro, Rosário Gambôa, Maria João Castro e Rui Lage dizem ser "incompreensível" que a ponte, classificada como Monumento Nacional desde 1982, permaneça encerrada há décadas, "impossibilitando a sua fruição pelos cidadãos".

"Ao longo dos anos, a Infraestruturas de Portugal (IP), dona da ponte, tem feito sucessivos anúncios, por vezes contraditórios, sobre possíveis intervenções na ponte e sobre novos usos para o equipamento -- incluindo a sua reabertura para travessia pedonal e ciclável -- sem que nada tenha sido concretizado até à data, nem tenha existido articulação com os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia", referem.

Para os deputados do PS, esta situação "não pode continuar a ser protelada" e a ponte tem de ser revitalizada e reaberta à comunidade.

Depois de desativada, vários destinos foram apontados à Ponte Maria Pia, para além do seu desmantelamento, sem nenhum ter chegado a avançar.

Em 2004 foi mesmo assinado um protocolo com as câmaras do Porto e Gaia para a transformação da antiga ponte ferroviária em ciclovia, o que representaria um investimento de 1,5 milhões de euros, ainda sem ser cumprido.

Em 2007 a Refer assinalou os 130 anos da Ponte Maria Pia com o anúncio de um investimento de dois milhões de euros na pintura da estrutura.

Três anos depois, em 2010, uma empresa de atividades ao ar livre tentou, em vão, obter autorização para realizar saltos de bungee jumping daquela ponte sobre o Douro.

Já em 2013, e no âmbito do Concurso Internacional de Ideias Norte 41, dois arquitetos propuseram a relocalização da Ponte Maria Pia no interior do quarteirão da Companhia Aurifícia.

Sete anos depois, em agosto de 2022, a IP revelou à Lusa que tencionava analisar com os municípios de Gaia e do Porto a utilização da futura ponte como via pedonal e ciclável.

Em resposta a um conjunto de perguntas sobre a situação da antiga ponte ferroviária Maria Pia, a sua manutenção e projetos futuros para aquela estrutura, a IP deu conta do seu envolvimento no projeto de recuperação do Ramal da Alfândega que a autarquia liderada por Rui Moreira projetou.

"Relativamente a projetos futuros, informa-se que está em vigor um contrato de subconcessão celebrado com o Município do Porto para adaptação e utilização da plataforma do Ramal da Alfandega, entre os quilómetros 0,491 e 3,359, para fins dos modos suaves de mobilidade, turísticos e/ou lazer, estando prevista na sequência desse projeto a análise conjunta pela IP e pelos Municípios de Gaia e do Porto da utilização futura da Ponte Maria Pia como via pedonal e ciclável", referiu.

Leia Também: ANA está a trabalhar para reduzir tempos de espera no aeroporto de Faro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório