Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

BE critica lucros da Sonae. "A única coisa que encolhe são os salários"

A líder do BE atacou ainda o Governo por não acompanhar devidamente os lucros excessivos das multinacionais.

BE critica lucros da Sonae. "A única coisa que encolhe são os salários"
Notícias ao Minuto

16:15 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Sonae

A coordenadora do Bloco de Esquerda expressou o seu descontentamento faço aos lucros apresentados, esta quinta-feira, pela Sonae, criticando o Governo por não agir face à subida dos preços alimentares.

Para Catarina Martins, que falou aos jornalistas durante uma manifestação de enfermeiros do setor privado em Lisboa, o Governo "parece não acreditar que há um problema com os preços em Portugal,  que é o facto de os bens alimentares estarem a aumentar mais do que tudo o resto e não haver nenhuma explicação".

"O Governo, em vez de agir, diz que vai criar um observatório dos preços. Proponho um observatório dos lucros, porque talvez assim fique claro como quem vai ao supermercado está a ser assaltado por um setor que vai acumulando lucros, que vai distribuir mais dividendos este ano do que distribuiu no passado", afirmou a deputada do Bloco de Esquerda.

"A única coisa que encolhe é mesmo os salários. É inaceitável", rematou.

Catarina Martins refere-se ao Observatório de Preços anunciado no domingo passado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, para regular e acompanhar os preços dos bens alimentares - que o ECO acabou por apurar que, afinal, já existia desde 2015, então denominado Observatório da Cadeia de Valor.

Quanto à Sonae, o grupo que detém os supermercados Continente anunciou que fechou o ano de 2022 com um lucro líquido de 342 milhões de euros, o que representa um aumento de 27,7% face a 2021.

Leia Também: Bloco diz que "não se aprendeu o que era necessário" com a crise de 2008

Recomendados para si

;
Campo obrigatório