Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Van Rompuy mandatado para negociar sucessão de Durão Barroso

O presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, esclareceu hoje que vai iniciar negociações com os líderes dos grupos políticos no Parlamento Europeu, assim que estes estiverem formados, (PE) para a escolha do futuro presidente da Comissão Europeia.

Van Rompuy mandatado para negociar sucessão de Durão Barroso
Notícias ao Minuto

06:34 - 27/05/14 por Lusa

Política PE

"Fui mandatado para negociar, em nome do Conselho Europeu, com os grupos políticos, assim que estes forem nomeados, e os seus presidentes eleitos", disse Herman Van Rompuy, em conferência de imprensa, após o jantar informal dos líderes europeus.

Este procedimento, sublinhou, é seguido em linha com o que está previsto no Tratado de Lisboa e o presidente do Conselho adiantou ainda ter tomado nota da carta da atual Conferência de Presidentes do PE.

Os líderes dos grupos políticos do PE cessante deram hoje luz verde a Jean-Claude Junker para iniciar negociações com vista a conseguir uma maioria em torno da sua candidatura a presidente da Comissão Europeia, cargo que José Manuel Durão Barroso deixa no final de outubro.

Junker foi o candidato ao cargo apresentado a votos pelo Partido Popular Europeu (PPE, que integra o PSD e o CDS/PP), vencedor das eleições europeias.

Segundo as últimas estimativas, o PPE é o vencedor das eleições, com 213 eurodeputados, seguindo-se o Partido Socialista Europeu (que integra o PS), com 191, os liberais do ALDE, (64), e os Verdes (52 eleitos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório