Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vital Moreira critica BE sobre advogados: "Há falsas soluções fáceis"

O antigo deputado acusou a proposta do Bloco de Esquerda para os advogados passarem a ter de decidir entre manter-se em regime privativo de segurança social ou migrar para o sistema geral de segurança social.

Vital Moreira critica BE sobre advogados: "Há falsas soluções fáceis"
Notícias ao Minuto

08:36 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Bloco de Esquerda

Vital Moreira, constitucionalista e antigo eurodeputado socialista, criticou, na terça-feira, o Bloco de Esquerda, pela sua proposta para os advogados.

Os bloquistas querem que os advogados passem a ter a opção entre manter-se no seu regime privativo de segurança social (CPAS), ou migrar para o sistema geral de segurança social.

"Ora, para além de os critérios de atribuição e de cálculo das pensões não ser idêntica nos dois regimes, essa opção não faz nenhum sentido em 'sistemas de repartição', em que as pensões dos aposentados são pagas pelas contribuições de quem está no ativo", começa por criticar Vital Moreira.

O antigo professor universitário questiona ainda: "Por um lado, as pensões de quem migrasse para o regime geral seriam pagas por este (ou seja, pelos trabalhadores em geral), apesar de as suas contribuições terem sido feitos para a CPAS?"

Vital Moreira interroga sobre como seriam financiadas as atuais e futuras pensões a cargo da CPAS, "se uma percentagem importante dos advogados migrasse para o regime geral, deixando de contribuir para o fundo de pensões daquela?"

"Há falsas soluções fáceis...", rematou.

Leia Também: Chumbado pedido do BE para ouvir Fernando Gomes na AR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório