Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"As pessoas não podem ficar no olho da rua quando um lar é fechado"

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu, esta segunda-feira, a criação de um serviço nacional de cuidados e garantiu que está a preparar uma série de iniciativas relativas a esta matéria.

"As pessoas não podem ficar no olho da rua quando um lar é fechado"
Notícias ao Minuto

10:44 - 13/03/23 por Tomásia Sousa

Política Bloco de Esquerda

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu, esta segunda-feira, que é preciso "mudar de paradigma" no que diz respeito aos lares, nomeadamente através da "criação de um serviço nacional de cuidados".

"É preciso mesmo mudar de paradigma", defendeu, em declarações junto à estação de Campanhã, à margem de uma concentração  dos trabalhadores dos bares dos comboios da CP.

"O que achamos é que temos um serviço para as pessoas que precisam de apoio que é mal pago, com muito poucos recursos públicos, que é privatizado e que não tem inspeção. Fecha-se os olhos às más condições para se poder continuar a gastar pouco com as pessoas mais velhas", continuou. "É algo que nos deve indignar."

É preciso criar um serviço nacional de cuidados 

"É preciso criar um serviço nacional de cuidados, ou seja, o Estado tem de ter - como tem o Serviço Nacional de Saúde, como tem escola pública -, tem de ter também um serviço nacional de cuidados para permitir que haja regras, condições na forma como nos tratamos uns aos outros na velhice."

E prosseguiu: "O Bloco de Esquerda aliás, está a preparar uma série de iniciativas nesta matéria".

Para a coordenadora do Bloco, "é preciso apertar a fiscalização, mas criando condições alternativas, porque as pessoas não podem ficar no olho da rua quando um lar é fechado".

Nesse sentido, defende, o Estado "tem a obrigação de fiscalizar e encontrar uma solução para as pessoas" e ainda de "responsabilizar até criminalmente as pessoas que criaram estas situações de maus-tratos".

Há uma semana, uma reportagem da SIC denunciou várias situações de maus-tratos no lar Delicado Raminho, na Lourinhã, que a Segurança Social mandou, entretanto, encerrar.

Na quinta-feira, fonte da Polícia Judiciária (PJ) confirmou o encerramento de um lar clandestino em Palmela por falta de condições.

[Notícia atualizada às 11h03]

Leia Também: PCP quer ouvir ministra e Segurança Social sobre caso "dos lares ilegais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório