Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

PS vence nove distritos e Açores, Aliança Portugal sete e Madeira

O PS, que ganhou as eleições europeias no domingo, venceu em nove distritos e nos Açores, enquanto a Aliança Portugal, de coligação PSD/CDS-PP, foi mais votada em sete distritos e na Madeira, tendo a CDU "conquistado" Beja e Setúbal.

PS vence nove distritos e Açores, Aliança Portugal sete e Madeira
Notícias ao Minuto

17:35 - 26/05/14 por Lusa

Política Europeias

Segundo informação da Direção Geral de Administração Interna dada às 12:30, o PS foi o partido mais votado em Faro, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Porto, Évora e Lisboa, além da Região Autónoma dos Açores.

Já a Aliança Portugal teve maior número de votos em Bragança, Vila Real, Viseu, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Braga, a que acresce o arquipélago da Madeira.

Quanto à CDU, Setúbal e Beja foram os distritos nos quais a coligação saiu vencedora.

O melhor resultado dos socialistas nas eleições de domingo foi obtido nos Açores, com o partido, liderado por António José Seguro, a conseguir 41,3% dos votos e, logo depois, em Portalegre, com 40,16% de preferência do eleitorado.

A Aliança Portugal registou a maior votação em Bragança, com 40,34%, seguindo-se Viseu, com 39,93% dos votos.

A CDU, por seu lado, teve em Beja o maior número de votos em termos percentuais, 35,4%.

O PS é o partido com mais mandatos nas eleições europeias de domingo depois de apurados os resultados em 3.092 freguesias de Portugal e em 56 dos 71 consulados, segundo dados da Direção Geral de Administração Interna.

Os resultados indicam sete deputados (31,45%) para o PS, seis (27,71%) para a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), dois (12,68%) para a CDU (PCP-PEV), um (7,15%) para o Partido da Terra (MPT) e outro (4,56%) para a Bloco de Esquerda, faltando atribuir quatro dos 21 mandatos de Portugal no Parlamento Europeu, que dependem dos resultados no estrangeiro.

A abstenção é de 66,1%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório