Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Chega e IL? "Podem potenciar a queda de um governo que funciona"

As declarações surgem depois de deputados regionais terem rompido o acordo de incidência parlamentar feito com o governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM).

Chega e IL? "Podem potenciar a queda de um governo que funciona"
Notícias ao Minuto

18:43 - 08/03/23 por Teresa Banha

Política Açores

O presidente do CDS - Partido Popular, Nuno Melo, disse, esta quarta-feira, que o Chega e a Iniciativa Liberal trouxeram na "primeira oportunidade" instabilidade aos Açores, abrindo assim as portas aos partidos de Esquerda, nomeadamente, o Partido Socialista.

"Partidos que na primeira oportunidade fazem com que soluções de centro direita possam cair, nisso ajudando os partidos de esquerda e o Partido Socialista em particular", referiu, em declarações aos jornalistas, em Lisboa.

O centrista frisou ainda que dada a sua "instabilidade e maturidade", estes partidos podem mesmo "potenciar a queda de um governo que funciona" e "dá resultados todos os dias". "O que está em causa, neste momento, é a estabilidade do governo dos Açores", defendeu, notando ainda que os eleitores devem colocar os olhos no que se passa na região. O responsável apontou ainda que, no diz diz respeito à coligação do PSD com o Partido Social Democrata (PSD), essa era, por sua vez, uma solução de centro-direita estável.

Questionado sobre as declarações do líder do Chega, que propôs uma moção de confiança na região, Nuno Melo foi assertivo: "André Ventura propõe aquilo que é instrumento para o que deseja, que é a queda deste governo de coligação do PSD e do CDS nos Açores [...]. É absolutamente instrumental. André Ventura tem hoje o que pediu em 2021".

Face à possibilidade de o governo regional dos Açores cair, o centrista referiu que acreditava que quando os eleitores fossem a votos, teria "reconhecimento".

"Acho que quem deve decidir o que deve acontecer depois desta decisão muito imatura do eleito pela Iniciativa Liberal e do eleito pelo Chega - hoje independente, mas eleito pelo Chega -, é algo que tem de ser ponderado e anunciado pelos representantes do CDS e do PSD nos Açores", rematou.

As declarações surgem depois de estes deputados regionais em questão terem rompido o acordo de incidência parlamentar feito com o governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM).

Leia Também: Ventura propõe ao Governo açoriano que apresente moção de confiança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório