Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo em rutura nos Açores? "Não serei eu o autor desta instabilidade"

Líder do executivo açoriano considerou que "o juízo final é do povo, que vê quem é referencial de instabilidade, e quem não o é".

Governo em rutura nos Açores? "Não serei eu o autor desta instabilidade"
Notícias ao Minuto

16:24 - 08/03/23 por Ema Gil Pires

Política Açores

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro (PSD), disse esta quarta-feira que não está "agarrado a lugar algum", após a Iniciativa Liberal (IL) ter rompido o acordo de incidência parlamentar feito com o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM).

"A responsabilidade é de cada um, no que diz respeito às suas atitudes. E, naturalmente, o juízo final é do povo, que vê quem é referencial de instabilidade, e quem não o é. E, sobretudo, quem está realmente com espírito de missão", acrescentou, ainda, o líder do executivo açoriano sobre este tema.

Perante este cenário, que se afigura de eventual crise política no Governo dos Açores, Bolieiro garantiu, ainda assim, um "compromisso com a estabilidade governativa, em tempos muito difíceis, para servir bem os açorianos".

Questionado pelos jornalistas sobre se admite apresentar uma moção de confiança, o presidente do Governo Regional negou tal possibilidade.

"Não fui azo de nenhuma situação que provoque instabilidade. Temos um programa de Governo aprovado, recentemente garantimos a maior maioria parlamentar de sempre na votação do Orçamento [para 2023], portanto, vamos seguir a nossa vida com a naturalidade que o interesse dos Açores impõe", assegurou.

José Manuel Bolieiro defendeu a sua posição com o facto de, argumentou, a região estar a passar por um "período de transições muito complexas e em que a instabilidade apenas prejudica". E disse, em tom perentório: "Não serei eu o autor desta instabilidade e deste prejuízo"

Até porque, lembrou o líder do executivo açoriano, a rutura do acordo de incidência parlamentar, por parte da IL, surge numa altura em que decorre o processo de privatização da SATA, "da salvação da SATA no seu todo, e do cumprimento do plano de reestruturação".

E concluiu: "Estou ao serviço dos Açores e dos açorianos, sou resiliente, porque tenho uma convicção: servir a democracia, com uma alternativa, que nós assumimos nesta governação, que passa por uma mudança de paradigma". 

As declarações de José Manuel Bolieiro surgem depois de o deputado IL no parlamento dos Açores, Nuno Barata, ter anunciado a rutura do acordo de incidência parlamentar feito com o PSD, de modo a viabilizar o Governo regional de coligação - que engloba PSD, CDS-PP e o PPM (Partido Popular Monárquico).

O exemplo foi seguido pelo deputado independente Carlos Furtado, anteriormente filiado pelo Chega.

Deste modo, o Governo liderado por José Manuel Bolieiro acaba por perder a maioria absoluta que detinha na assembleia legislativa regional.

[Notícia atualizada às 16h55]

Leia Também: Líder da IL diz que quem não cumpriu o acordo nos Açores foi o PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório