Procurar

Eleitores chamados ao segundo maior sufrágio do mundo

São hoje chamados às urnas cerca de 400 milhões de eleitores, que deverão escolher quem querem ver a representar o seu país no Parlamento Europeu. Nas últimas eleições europeias, mais de 50% dos eleitores abstiveram-se, recorda o Diário de Notícias. Numa altura marcada pelo pan-euroceticismo, qual será a decisão dos eleitores europeus? A partir das 22h de Lisboa será conhecida a resposta.

Eleitores chamados ao segundo maior sufrágio do mundo

© Reuters

Notícias Ao Minuto
25/05/2014 08:46 ‧ há 11 anos por Notícias Ao Minuto

Política

Europeias

Chegou o dia. Hoje, cerca de 400 milhões de pessoas são chamadas a votar naquelas que são as segundas maiores eleições democráticas do mundo. À sua frente apenas as eleições da Índia, o único país com 2 estados e sete territórios da união.

Mas estarão os eleitores europeus cientes disso? O Diário de Notícias recorda que em 2009 a taxa de participação a nível europeu ficou-se pelos 43% e a taxa de abstenção em 57%.

Porquê? Fabian Zuleeg, diretor executivo do Centro de Política Europeia em Bruxelas explica ao Diário de Notícias.

“A maioria dos cidadãos ainda tem dificuldade em ter uma ligação com o Parlamento Europeu. Consideram que o sistema é demasiado complexo, não veem o impacto que o PE [Parlamento Europeu] tem e sentem que ele e todo o sistema é demasiado complexo, não veem o impacto que o PE tem e sentem que ele e todo o sistema europeu são distantes deles”, afirma.

Além disso, a falha na ligação entre as instituições europeias e os cidadãos acaba por fazer com que sejam os temas nacionais a dominar as campanhas, levando os eleitores a realizar um voto de protesto”.

“Os cidadãos votam seguindo linhas nacionais” o que dificulta as campanhas pan-europeias e dão azo a uma nova questão que está relacionada com o pan-euroceticismo.

Aconteça o que acontecer, só a partir das 22h de Lisboa começarão a ser hoje conhecidos os resultados das eleições europeias e aí ficar-se-á a saber qual é o resultado deste ambiente de suspeita contra a Europa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10