Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Sessão solene de boas-vindas? Lula "deve ser recebido condignamente"

Eurico Brilhante Dias reagiu ao anúncio de que será realizada uma sessão solene de boas-vindas ao presidente brasileiro, Lula da Silva, no contexto da sua visita de Estado a Portugal.

Sessão solene de boas-vindas? Lula "deve ser recebido condignamente"
Notícias ao Minuto

14:42 - 01/03/23 por Ema Gil Pires

Política Parlamento

O líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Eurico Brilhante Dias, considerou que foi adotado um "enquadramento adequado" para a receção do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sua próxima visita de Estado a Portugal.

"É a visita de Estado de um presidente de um país da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). É a visita de um país amigo, que tem connosco laços históricos únicos e que, naturalmente, no quadro de uma visita de Estado, deve ser recebido condignamente, dando-lhe, também, a oportunidade de participar numa sessão solene durante a visita de Estado", explicou o socialista, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

A declaração de Brilhante Dias surge após o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, ter anunciado que vai ser realizada uma sessão solene de boas-vindas ao presidente brasileiro, Lula da Silva, no contexto da sua visita de Estado a Portugal.

Os pormenores acerca de tal sessão, nomeadamente a data da mesma, estão ainda por definir, referiu ainda Santos Silva, no final de uma reunião da conferência de líderes. Tudo aponta ainda para que o chefe de Estado brasileiro tenha alguma intervenção nessa mesma cerimónia.

Em cima da mesma esteve uma opção que, de acordo com o presidente da Assembleia da República, obteve um "consenso muito grande" na conferência de líderes. Apenas um partido se opôs à proposta, revelou.

Apesar de ter ficado, esta quarta-feira, definido que Lula da Silva vai mesmo estar presente no Parlamento português, ficou afastada a hipótese de um discurso seu no âmbito das comemorações do 25 de Abril - como tinha sido avançado inicialmente por João Gomes Cravinho, o ministro dos Negócios Estrangeiros.

A visita de Estado de Lula da Silva representa um aproximar das relações entre Portugal e o Brasil - após uma liderança de quatro anos de Jair Bolsonaro em que as mesmas passaram por um período de maior afastamento entre ambos os países.

Leia Também: Parlamento vai organizar sessão solene de boas-vindas a Lula da Silva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório