Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Inflação. "Ainda há quem pense que o perigo seria subir salários?"

A posição de Catarina Martins surge depois de o INE ter divulgado uma nova estimativa, onde aponta para uma desaceleração da inflação em fevereiro. Porém, o panorama é bem diferente no caso dos produtos alimentares não transformados.

Inflação. "Ainda há quem pense que o perigo seria subir salários?"
Notícias ao Minuto

15:09 - 28/02/23 por Ema Gil Pires

Política Catarina Martins

A dirigente do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, questionou, esta terça-feira, se ainda há "quem pense que o perigo seria subir salários", após o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter estimado que, em fevereiro, a taxa de inflação nos produtos alimentares terá acelerado.

"Ainda há quem pense que não é preciso controlar preços nem margens de lucro?", questionou ainda a bloquista, numa publicação veiculada na rede social Twitter.

E elaborou, em jeito de crítica à postura adotada pelas empresas de retalho alimentar ao longo dos últimos meses: "Os preços não param de aumentar. E na alimentação aumentam cada vez mais e mais rapidamente. A inflação é especulação".

A posição de Catarina Martins surge depois de o INE ter divulgado, esta terça-feira, uma nova estimativa, onde aponta para uma desaceleração da inflação em fevereiro (pelo quarto mês consecutivo), para os 8,2%. Isto significa que o índice de preços no consumidor será, ainda assim, 8,2% mais alto do que em fevereiro do ano passado.

No entanto, o panorama é bem diferente no caso dos produtos alimentares não transformados, onde a taxa terá aumentado para os 20,11% este mês (face aos 18,5% de janeiro).

Leia Também: Preços? Taxa de inflação terá voltado a desacelerar em fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório