Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Ilha das Flores sem gás. "Voltaram as trevas do tempo de Mota Amaral"

BE acusa Governo dos Açores de "falta de capacidade" para gerir o abastecimento de mercadorias das Flores, desde que o furacão Lourenço destruiu o único porto comercial da ilha.

Ilha das Flores sem gás. "Voltaram as trevas do tempo de Mota Amaral"
Notícias ao Minuto

09:07 - 27/02/23 por Notícias ao Minuto

Política Açores

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) da ilha Terceira, Alexandra Manes, acusou o Governo dos Açores de não ter uma resposta para o porto da Lajes das Flores, que permita abastecer de forma regular a ilha.

"Na ilha das Flores voltaram as trevas do tempo de Mota Amaral. Já há famílias sem gás. Não há gás à venda!", publicou, este fim de semana, a bloquista.

Já no Facebook, Alexandra Manes esclareceu a publicação.

"Recebi dois telefonemas em simultâneo. Eram de pessoas da ilha das Flores que procuram uma solução para o seu desespero. Faltou o gás. Tentaram adquirir uma botija, mas acabou a disponibilidade de gás naquela ilha", começou por escrever a antiga deputada açoriana, lembrando que o navio que deveria abastecer a ilha, o Malena, não conseguiu atracar devido às condições atmosféricas e que, por isso, teve de ser uma embarcação mais pequena a fazer chegar alguns alimentos perecíveis à ilha.

"Vejamos, nem os comerciantes nem as pessoas, neste momento, conseguem escolher ou selecionar a carga que chega à ilha. Deu-se prioridade, na ultima ida do Thor, a perecíveis e mercearia. Muito bem. Mas, atendendo à situação que se vive, que se agrava com as condições atmosféricas, não poderia esse mesmo barco ter voltado às Flores com gás?", questionou Alexandra Manes, culpando o Executivo açoriano do problema de abastecimento da ilha das Flores.

"A culpa não é dos comerciantes, não é das pessoas e nem do tempo. A culpa é do Governo Regional que persiste no erro de considerar que a vinda do antigo Malena vai resolver. O antigo Malena tem programada a sua ida às Flores para o dia 9 de março! 9 de Março! E neste hiato de tempo não houve ninguém, com responsabilidade política, que desse indicações para mais uma viagem às Flores para abastecer a ilha com gás? A culpa já nem é do porto destruído, é mesmo da falta de capacidade de gerir estas situações", atirou.

Recorde-se que o único porto comercial da ilha das Flores foi destruído pelo furacão Loureço, em outubro de 2019. Desde essa altura, há mais de três anos, que a ilha sofre de problemas de abastecimento de mercadorias. Muitos habitantes, comerciantes e empresários questionam as respostas dadas pelo Governo Açoriano para o problema, que tarda em ficar resolvido.

Leia Também: Flores com "graves constrangimentos" face a problemas no abastecimento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório