Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Greve na CP. IL quer que dinheiro seja devolvido aos utilizadores

IL critica "incapacidade" do Executivo socialista em "apresentar soluções" para as empresas públicas e vai avançar com uma iniciativa para que o dinheiro seja devolvido aos utilizadores da CP em dias de greve.

Greve na CP. IL quer que dinheiro seja devolvido aos utilizadores
Notícias ao Minuto

09:29 - 27/02/23 por Carmen Guilherme

Política IL

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, revelou, esta segunda-feira, que o partido vai avançar com uma iniciativa legislativa para que seja devolvido aos utilizadores dos transportes públicos o preço dos passes relativamente ao dias em que há perturbações nos serviços devido à greve na CP - Comboios de Portugal.

Em declarações aos jornalistas, a partir da estação de Agualva-Cacém, na linha de Sintra, onde hoje se registaram várias perturbações nos comboios devido à greve dos trabalhadores da CP, Rui Rocha defendeu que a situação mostra a "incapacidade" do Governo em ter soluções para as empresas públicas.

"As soluções do PS e do Governo atual estão esgotadas para o conjunto do país do ponto de vista económico e social", começou por dizer o líder da IL, referindo que há uma "descontentamento" em áreas que são, normalmente, "eleitorado tradicional" do Partido Socialista.

"O que nós vemos aqui é a incapacidade do Governo atual de ter soluções também para as empresas públicas", defendeu, referindo que as sucessivas greves na CP são consequência das "soluções" do Executivo que "não aparecem" e que não permitem aos trabalhadores "ter satisfação profissional" e prejudicam os utentes dos transportes públicos.

"São sucessivas greves, devido a essa incapacidade de gestão da conflitualidade social e de apresentar soluções, que perturbam muito a vida diária de todos os utentes dos transportes públicos", disse.

"Estamos a falar do investimento que se faz na compra dos títulos que permitem utilizar os transportes, mas depois as pessoas não têm soluções", acrescentou ainda, falando de uma "grave perturbação na vida dos portugueses".

Desta forma, o também deputado revelou: "Vamos apresentar, face a esta perturbação constante da vida das pessoas, uma inciativa legislativa que implicará a devolução do preço dos passes, pro exemplo, relativamente ao dias em que não há serviço devido às greves".

"Não é justo que as pessoas estejam a fazer um investimento e que depois tenham de recorrer a outros meios, dispor dos seus recursos financeiros", notou.

Para Rui Rocha, devolver aos utilizadores os dias afetados pela greve parece ao partido a "elementar justiça que deve ser reposta nestas situações".

O líder da IL notou ainda que o partido tem um "visão completamente diferente" do transporte ferroviário daquela que o Governo tem apresentado e, como solução, entende que deve ser possível recorrer à exploração por empresas em concorrência de serviços.

Recorde-se que os trabalhadores da CP dão hoje início a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até 02 de março, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).

Leia Também: CP suprimiu 143 comboios (dos 249 programados) até às 8h00 devido à greve

Recomendados para si

;
Campo obrigatório