Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Paulo Portas lembra papel decisivo das exportações nos "anos de chumbo"

O antigo vice-primeiro ministro e ex-líder do CDS Paulo Portas lembrou os "anos de chumbo em que o país estava praticamente falido", no elogio que teceu ao tecido empresarial de Albergaria-a-Velha e ao dinamismo local, salientando a vertente exportadora da sua indústria.

Paulo Portas lembra papel decisivo das exportações nos "anos de chumbo"
Notícias ao Minuto

19:51 - 16/02/23 por Lusa

Política Paulo Portas

"Na altura em que o país estava praticamente falido, durante muito tempo, a única boa notícia que havia para dar às pessoas é que as exportações estavam a aguentar o resto e Albergaria está entre os concelhos mais exportadores, ou seja, albergaria é um concelho que parte do princípio de que o seu mercado é o mundo, e isso faz toda a diferença", disse.

Paulo Portas falava no Cine Teatro de Albergaria-a-Velha, onde proferiu uma palestra subordinada ao tema "Economia: perspetivas globais e políticas nacionais e locais em prol da competitividade das nossas empresas", na apresentação da Estratégia de Desenvolvimento 2030.

Portas aproveitou para "lamentar que a agricultura tenha perdido centralidade política", ao falar num município que, a par da indústria, tem também um peso significativo do setor florestal.

Sobre a Estratégia apresentada, sugeriu que houvesse espaço para a disseminação das boas experiências e que sejam definidas metas de desenvolvimento quantificáveis a atingir.

O presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro apresentou hoje a "Estratégia para 2030" com vista a planear as ações e investimentos no Município e agradeceu a presença de Paulo Portas, bem como os vários contributos.

A "Estratégia para o Empreendedorismo e para o Desenvolvimento Económico de Albergaria-a-Velha -- Albergaria 2030", descreve "a visão e ambição de futuro para o Município no horizonte temporal 2030".

"Num período caracterizado por grandes mudanças económicas e sociais com múltiplas instabilidades e exigências, importa definir o planeamento das ações e investimentos a desenvolver durante a próxima década por forma a otimizar os recursos e a resposta aos desafios, num espírito de cooperação e parceria entre as várias entidades com âmbito de intervenção no território", sublinhou o autarca.

A estratégia parte da caracterização sócio económica do concelho, define três eixos, a saber "Empreendedorismo, Desenvolvimento Económico e Capital Humano e contempla um Plano com cerca de 20 ações a concretizar com parceiros a envolver, em que figuram os objetivos a alcançar, a respetiva previsão orçamental e os meios a afetar, seja com recursos próprios, seja através de instrumentos de financiamento.

"O município estará atento às novas oportunidades de financiamento europeu e nacional, para a execução da Estratégia", disse.

Tudo somado, a estimativa aponta para um investimento total previsto superior a 15 milhões de euros, "com enfoque no empreendedorismo verde, inovação tecnológica, inovação social e economia circular".

A valorização dos produtos e recursos locais e sua biodiversidade, a captação e expansão de empresas, aliada ao apoio técnico de proximidade ao investidor, ou a retenção, atração e qualificação de capital humano são outras tantas premissas para criação condições "para viver, empreender e investir em Albergaria-a-Velha".  

"Impõe-se uma ambição renovada e uma visão de futuro que responda aos desafios e tendências de transformação da economia e da sociedade, reforçando a capacidade empreendedora e competitiva de Albergaria-a-Velha, promovendo a criação de emprego e oferecendo as condições favoráveis à fixação e atração de pessoas", justificou.

Para que o programa decorra de forma articulada entre os parceiros e coerente, o documento prevê a criação de um "Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Económico", e de uma "Equipa Técnica Permanente de Apoio e Acompanhamento.

Ao Conselho caberá promover a cooperação com outros projetos e iniciativas no Município e a monitorização do desenvolvimento das atividades, podendo propor melhorias, enquanto a Equipa Técnica terá a seu cargo dinamizar as ações da responsabilidade do município, a promoção e divulgação, e a articulação com entidades parceiras.

Leia Também: Governo adota regime de "arrendamento compulsivo" de casas devolutas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório