Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Deputado do Chega chama PSP à AML após ser acusado de xenofobia

O deputado do Chega na Assembleia Municipal de Lisboa Bruno Mascarenhas chamou hoje a polícia à reunião deste órgão e apresentou queixa contra o independente eleito pela coligação PS/Livre Miguel Graça, que o acusou de racismo e xenofobia.

Deputado do Chega chama PSP à AML após ser acusado de xenofobia
Notícias ao Minuto

17:42 - 14/02/23 por Lusa

Política Assembleia Municipal de Lisboa

Cerca das 16:45, constatou a Lusa no local, dois agentes Polícia de Segurança Pública (PSP) entraram na sala onde decorre a reunião, no Fórum Lisboa, tendo momentos depois saído acompanhados do deputado municipal do Chega.

Na altura, os deputados questionaram o que se estava a passar e a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Rosário Farmhouse (PS), decidiu interromper os trabalhos para esclarecer a situação.

Minutos depois, o deputado do Chega voltou a entrar na sala e disse à Lusa que chamou a PSP para apresentar "uma denúncia" contra o deputado Miguel Graça, que o acusou de fazer uma intervenção racista e xenófoba.

Antes, Bruno Mascarenhas saudou as notícias de que a decisão de construir uma mesquita no Martim Moniz vai ser repensada: "A câmara entendeu que, realmente, era um perigo para a cidade que haja ali a questão do Islão radical".

"Uma coisa é acolher bem quem cá vem, outra coisa é defender a política de guetos, porque a multiculturalidade não é mais do que defender a política de guetos", afirmou o deputado do Chega.

Fazendo uma interpelação à mesa da assembleia, o deputado Miguel Graça considerou que a intervenção do Chega foi "uma declaração racista e xenófoba", alertando que "o racismo é crime em Portugal" e pedindo para que o excerto da ata com a intervenção de Bruno Mascarenhas seja enviado à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

Em resposta ao deputado do Chega, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse ser importante "olhar para os erros da história", referindo que a Segunda Guerra Mundial "começou numa guerra de um partido nazi contra o que era multicultural" e considerando que "essa luta contra aquilo que é multicultural é sempre a origem da guerra, e o ser multicultural é a base de tudo numa sociedade", inclusive da inovação e do desenvolvimento.

"Temos de ter muito, muito, muito cuidado, senhor deputado, com este tipo de lógica, porque a multiculturalidade é exatamente o contrário dos guetos, o ser multicultural é podermos realmente avançar num mundo melhor e mais tolerante", declarou o autarca do PSD.

Cerca de 15 minutos depois da interrupção, a reunião foi retomada e a presidente Rosário Farmhouse explicou que foi o deputado Bruno Mascarenhas que chamou a PSP para apresentar uma queixa e, "inadvertidamente, a polícia entrou dentro da assembleia municipal e interrompeu os trabalhos".

"Já tive oportunidade de falar com os dois agentes da PSP para clarificar que isso não pode acontecer, não podia ter acontecido", indicou a presidente da assembleia, adiantado que os polícias entraram "acompanhados por um adjunto do Chega".

Depois dessa informação, uma vez que só a presidente da assembleia tem competência para chamar a PSP, os grupos municipais de PSD, PS, BE, Livre, PCP, Aliança, Iniciativa Liberal, MPT, CDS-PP e PAN protestaram contra a atitude do deputado do Chega, considerando que foi "inadmissível" e representa "uma violação dos princípios da democracia" e questionando sobre a segurança daquele órgão, que é da responsabilidade da Polícia Municipal.

"Aquilo que aconteceu hoje aqui não devia ter acontecido. Aquilo que aconteceu hoje aqui não pode voltar a repetir-se. Os lisboetas votaram em nós, porque acreditam que somos capazes de mudar Lisboa para melhor e não para fazermos estas figuras tristes que fizemos, todos, cada um na sua medida [...], todos nós, fruto de um acontecimento que não devia ter acontecido, acabámos por fazer aqui toda uma rebelião", concluiu a presidente da assembleia, pedindo desculpa aos lisboetas, pelo momento que "envergonha".

Rosário Farmhouse adiantou que será averiguado o que se passou, através dos serviços jurídicos da assembleia.

[Notícia atualizada às 18h52]

Leia Também: Chega propõe que parlamento debata "abusos sexuais de menores" no dia 8

Recomendados para si

;
Campo obrigatório