Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Há que "garantir que nem Erdogan, nem Assad instrumentalizem a tragédia"

Marisa Matias alerta para a possibilidade de os regimes na Turquia e na Síria atacarem "ainda mais as comunidades curdas".

Há que "garantir que nem Erdogan, nem Assad instrumentalizem a tragédia"

A eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias alertou, esta quarta-feira, para a possibilidade de os regimes da Turquia e da Síria aproveitarem a atual situação de tragédia em que os dois países vivem, após o sismo que abalou a região na madrugada de segunda-feira, para fins políticos e atacar "ainda mais" as comunidades curdas.

"A resposta da UE tem que ser solidária, rápida, efectiva e chegar a todos. Mas também é preciso garantir que nem Erdogan, nem Assad instrumentalizem a tragédia para atacar ainda mais as comunidades curdas e retirar-lhes ainda mais autonomia e direitos", pediu a bloquista no Twitter.

Marisa Matias fez esta publicação após ter estado, no âmbito da família europeia a que o Bloco de Esquerda pertence, reunida com Devriş Çimen, do partido turco Partido Democrático dos Povos (HDP), "na sequência dos recentes terramotos na Turquia e na Síria, dos milhares de vidas perdidas e tanta gente a necessitar de abrigo e de meios de sobrevivência".

"Urge uma resposta solidária da UE", pediu a eurodeputada, que foi também candidata à Presidência da República, em 2021.

Leia Também: UE envia 6,5 milhões de euros de ajuda a Ancara e Damasco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório