Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Conhece o Tobias, o gato parlamentar? Descubra aqui a sua história

Quem é, então, este Tobias? É, na verdade, uma das presenças mais assíduas das sessões parlamentares... e, na verdade, até nasceu "num sofá no gabinete de um membro do Governo".

Conhece o Tobias, o gato parlamentar? Descubra aqui a sua história
Notícias ao Minuto

15:29 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Política Tobias

"O Tobias pode não ser a personagem mais conhecida da Assembleia da República, mas é, seguramente, a mais acarinhada". É assim que a página do Parlamento na rede social Instagram apresenta aquele que dá, também, pelo nome de gato parlamentar, dando também a conhecer, assim, a sua história.

Mas quem é, então, este Tobias? É, na verdade, uma das presenças mais assíduas das sessões parlamentares. "Poucos são os que entram no Palácio [de S. Bento], de manhã, e não se debruçam para o acariciar", explica o 'post'.

Na verdade, este gato tem mantido amizades próximas com muitos dos governantes e deputados. Até porque, de facto, "o Tobias nasceu num feriado de junho, no Palácio de S. Bento, mais concretamente, num sofá no gabinete de um membro do Governo".

Depois disso, Tobias nunca mais abandonou a Assembleia da República. "Levado o sofá para um corredor, a mãe gata decidiu esconder o Tobias e os irmãos na Sala do Hemiciclo, na régie técnica de áudio, porque desta forma ficavam quentinhos", refere a mesma página.

Mas, mais tarde ou mais cedo, o "esconderijo" foi descoberto. Nesse momento, "a família foi transportada para um pequeno jardim no Palácio" - e, "algum tempo depois, para o jardim interior que existe entre o Palácio de S. Bento e a Residência Oficial do Primeiro-Ministro".

E, como não podia deixar de ser, com base no ambiente em que foi crescendo, Tobias tornou-se um verdadeiro político... pois "derrotou um gatarrão mais velho que por ali andava e passou a sentir-se o dono do Palácio".

Desde então, e a "pouco e pouco, habituou-se a passear nos grandes corredores", e todos aqueles que por lá passam a "vê-lo diariamente".

Para além de político, é também um gato inteligente... visto que, no inverno, "é frequente encontrá-lo encostado a um aquecimento".

Leia Também: PS inicia conferências sobre saúde com ex-ministra Maria de Belém

Recomendados para si

;
Campo obrigatório