Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PCP quer gratuitidade do transporte não urgente de doentes

O Partido Comunista deu entrada, na Assembleia da República, de um projeto de lei que visa tornar o transporte não urgente de doentes gratuito, por parte dos utentes.

PCP quer gratuitidade do transporte não urgente de doentes
Notícias ao Minuto

15:20 - 03/02/23 por José Miguel Pires

Política Doentes

"O transporte não urgente de doentes que seja instrumental à realização das prestações de saúde no âmbito do SNS" deverá ser "isento de encargos para o utente quando a situação clínica o justifique, nas condições a aprovar por portaria do membro do Governo responsável pela área da Saúde".

Assim o exige, em projeto de lei, o Partido Comunista Português (PCP), que deu entrada do documento na Assembleia da República esta sexta-feira.

"É ainda assegurado pelo SNS o pagamento de encargos com o transporte não urgente dos doentes que não se encontrem nas situações previstas no número anterior, mas necessitem, impreterivelmente, da prestação de cuidados de saúde de forma prolongada e continuada, nos termos e condições a definir na portaria prevista no número anterior", pode-se ler na mesma missiva.

O Grupo Parlamentar do PCP considera que o custo do transporte não urgente de doentes é um "entrave, privando os utentes dos cuidados de que necessitam", argumentando que a proposta surge no âmbito do "caminho da promoção do acesso universal aos cuidados de saúde".

"No quadro difícil que se atravessa, é obrigatório assegurar o direito à saúde e, neste contexto, garantir o acesso de todos os utentes a consultas e tratamentos de que necessitam, não permitindo que os custos de transporte seja um fator discriminatório no acesso à saúde", pede ainda o PCP.

Leia Também: Governo vai pagar pagamentos em atraso aos bombeiros ainda este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório