Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Transmissão de debate eleitoral é "vitória para democracia"

O cabeça de lista do partido Livre regozijou-se hoje com o anúncio de que a RTP Informação vai transmitir o debate entre os candidatos à presidência da Comissão Europeia, que classificou como uma "vitória para a democracia".

Transmissão de debate eleitoral é "vitória para democracia"
Notícias ao Minuto

16:00 - 14/05/14 por Lusa

Política Livre

"Finalmente temos aqui uma vitória que é uma vitória para os portugueses e para a democracia, saber que vai haver a transmissão de algo que é muito importante para o nosso futuro", disse à agência Lusa o cabeça de lista do Livre às eleições europeias.

Fonte oficial da RTP confirmou à Lusa que o debate entre os cinco candidatos vai ser transmitido em direto na RTP Informação, na quinta-feira entre as 20:00 e as 21:30.

Na segunda-feira, o Livre divulgou uma carta aberta à RTP, na qual referia que "o debate do próximo dia 15 é gravado e cedido gratuitamente pela União Europeia de Radiodifusão, de que a RTP faz parte, e tem interpretação para a língua portuguesa", pelo que "proceder à sua difusão em canal aberto é uma exigência de cidadania portuguesa e europeia".

Rui Tavares adiantou ser "muito importante que este debate seja seguido pelo maior número de pessoas", uma vez que o próximo presidente da Comissão Europeia vai ser "o único interlocutor" na sequência da saída da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), pelo que seria preferível em antena aberta, mas não deixou de frisar estar contente pela transmissão na RTP Informação.

O debate entre os candidatos à presidência da Comissão Europeia vai realizar-se pela primeira vez, com a duração de 90 minutos e transmissão a cargo da União Europeia de Radiodifusão, reunindo os cinco concorrentes: pelos Verdes a alemã Ska Keller, pelo Partido da Esquerda Europeia o grego Alexis Tsipras, pela Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa o belga Guy Verhofstadt, pelo Partido Popular Europeu o luxemburguês Jean-Claude Juncker e

Recomendados para si

;
Campo obrigatório