Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Autarca de Évora lidera comunidade intermunicipal até maio de 2024

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), foi eleito para liderar a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), até maio de 2024, sucedendo ao presidente do Município de Vendas Novas, Luís Dias (PS).

Autarca de Évora lidera comunidade intermunicipal até maio de 2024
Notícias ao Minuto

12:55 - 01/02/23 por Lusa

Política Évora

Em comunicado enviado esta quarta-feira à agência Lusa, a CIMAC indicou que a mesa do conselho intermunicipal desta comunidade é presidida, desde hoje e até ao dia 31 de maio de 2024, pelo autarca comunista Carlos Pinto de Sá.

Já os vice-presidentes da CIMAC são os presidentes dos municípios de Vila Viçosa, Inácio Esperança (PSD), e de Vendas Novas, Luís Dias (PS), indicou.

Segundo o comunicado da CIMAC, a eleição da presidência e das vice-presidências decorreu em reunião ordinária do conselho intermunicipal desta comunidade, realizada em meados de janeiro deste ano.

O conselho intermunicipal da CIMAC acordou um regime de presidência rotativo, na sequência das eleições autárquicas de 2021, o qual permite a alternância de mandatos entre o PS, CDU e PSD.

De acordo com as regras estabelecidas, uma nova eleição será realizada em maio de 2024, devendo então caber a presidência a um dos quatro autarcas eleitos pelo PSD ou coligações lideradas pelos sociais-democratas.

O presidente da Câmara de Évora sucede na liderança desta comunidade intermunicipal ao autarca de Vendas Novas Luís Dias, que esteve à frente da CIMAC entre novembro de 2021 e janeiro deste ano.

Num balanço do mandato, divulgado pela CIMAC, o presidente cessante destacou que esta comunidade intermunicipal conseguiu obter, durante a sua presidência, "120 milhões de euros em fundos comunitários para o Plano de Ação do Alentejo Central".

Trata-se de "um aumento de cerca de 50% face aos montantes contratualizados no anterior quadro", frisou.

Luís Dias considerou que "o maior êxito" do seu mandato foi "o culminar do longo processo de negociação" para a definição da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial para o período de programação do Portugal 2030 (2021-2027).

Nas últimas autárquicas, o PS manteve o maior número de câmaras, seis, enquanto os partidos de centro direita, que não tinham qualquer município, conquistaram quatro. Já a CDU ficou reduzida a três, enquanto uma ficou com liderança de um movimento independente.

A CIMAC abrange os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Leia Também: Câmara de Évora ativa plano para apoio aos sem-abrigo devido ao frio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório